segunda-feira, 30 de abril de 2012
PROJETO: JARDIM CONS. ODONTOLÓGICO
O PROJETO PROPUNHA A ABERTURA DO CONSULTÓRIO PRINCIPAL PARA UM JARDIM A SER CRIADO NO RECUO LATERAL DA CONSTRUÇÃO. UMA BAY-WINDOW EM VIDRO PROTEGIDA SOB UMA LAJE FAZ A INTERLIGAÇÃO DOS DOIS AMBIENTES, PERMITINDO UMA VISÃO CONTEMPLATIVA AO PACIENTE. O TOM DE AMARELO (ABACAXI MADURO, DA CORAL) ENFATIZA A CONDIÇÃO DO JARDIM COMO PONTO FOCAL DO CONSULTÓRIO -PERCEPTÍVEL DESDE A ANTESALA ATRAVÉS DE UMA SETEIRA DE VIDRO NA DIVISÓRIA QUE SEPARA OS AMBIENTES.
VISANDO UMA FÁCIL MANUTENÇÃO E UMA PERSPECTIVA QUE AMPLIASSE O EXÍGUO ESPAÇO, OPTOU-SE PELO USO DE QUATRO ESPÉCIES. SOB A MARQUISE, UM JOGO DE TUIAS DÁ O CONTRAPONTO VERTICAL À HORIZONTALIDADE DOMINANTE DOS CANTEIROS CONTÍNUOS DE CLÚSIA E MORÉIA. UM TRIO DE VASOS CÔNICOS ALTOS COM PINTURA BRILHANTE PRETA E PODOCARPOS DISFARÇA A VISÃO DOS QUADROS DE ENERGIA DA CLÍNICA...À NOITE, A ILUMINAÇÃO NO PISO VALORIZA O CONJUNTO.
sábado, 28 de abril de 2012
FOTOGRAFIA: DAVID LaCHAPELLE
EM UMA DE SUAS TEMÁTICAS FAVORITAS, A PINTURA TENTA IMITAR A REALIDADE. DAVID LaCHAPELLE VAI NA DIREÇÃO CONTRÁRIA: PRODUZ FOTOS QUE TENTAM IMITAR A ARTE PICTÓRICA EM OUTRO DE SEUS TEMAS FUNDAMENTAIS -A NATUREZA-MORTA. EM FOTOS DE 1,83M DE ALTURA , AS VERSÕES DO FOTÓGRAFO RECRIAM A TEMÁTICA NO MESMO ESTILO BARROCO QUE LaCHAPELLE USAVA NAS FOTOS DE CELEBRIDADES. "SPRINGTIME", POR EXEMPLO, É UMA EXPLOSÃO DE TONS DE ROSA; EM "EARLY FALL E "AMERICA", RETOMA O SIGNIFICADO DE ELEMENTOS COMPOSITIVOS TÍPICOS -ATUALIZADOS... "THE LOVERS" E "DEATHLESS WINTER" REVELAM A RICA PRODUÇÃO DOS REGISTROS...
COM UMA VITORIOSA CARREIRA DE DUAS DÉCADAS QUE INCLUIU EDITORIAIS DE MODA PARA AS PRINCIPAIS REVISTAS DO MUNDO (COMO VANITY FAIR, VOGUE, I-D, THE FACE -ISSO SEM CONTAR O ÍNICIO GLAMOUROSO NA INTERVIEW DE ANDY WARHOL, QUE O DESCOBRIU AOS 18 ANOS), A MUDANÇA DE RUMO FOI ABRUPTA. APÓS UM PERÍODO DE RECESSO EM MAUAI, NO HAWAII, SURGIU A SÉRIE DE FOTOS INTITULADA "EARTH LAUGHS IN FLOWERS" -ALGO COMO " A TERRA RI POR INTERMÉDIO DAS FLORES"...
sexta-feira, 27 de abril de 2012
PENDENTE: SAMAMBAIA CHIFRE-DE-VEADO
PLANTA HERBÁCEA EPÍFITA QUE PENDE DE ÁRVORES OU OUTROS SUPORTES, A SAMAMBAIA CHIFRE-DE-VEADO (PLATYCERIUM BIFURCATUM C CHR),É TAMBÉM CONHECIDA COMO PLATICÉRIO. DE BELO EFEITO DECORATIVO, É COMUM EM TODO O HEMISFÉRIO SUL, DESENVOLVENDO-SE MELHOR EM REGIÕES QUENTES E ÚMIDAS. CULTIVADAS À MEIA-SOMBRA, SE ADAPTAM BEM AO CULTIVO EM INTERIORES BEM ILUMINADOS.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
ACHADO: CORRIMÃO VERDE
UMA SOLUÇÃO SIMPLES E LÚDICA DE ADORNAR UMA ESCADA EXTERNA...NESSE CASO ATÉ OS 'VASOS' SÃO DIFERENCIADOS -UM NOVO USO PARA VELHOS BULES...
segunda-feira, 16 de abril de 2012
CAATINGA: MANDACARU
DA FAMÍLIA DAS CACTÁCEAS, O MANDACARU (CEREUS JAMACURU) É UM CACTO COLUNAR QUE CHEGA A ATINGIR ATÉ 6M DE ALTURA. ALTAMANETE ESPINHENTO (HÁ, CONTUDO, UMA VARIEDADE SEM ESPINHOS), É USADO NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL -OS ESPINHOS SÃO CORTADOS OU QUEIMADOS. AS FLORES,QUE IMPRESSONARAM BURLE MARX (VER POSTAGEM ANTERIOR),
SÃO BRANCAS, BELAS E MEDEM EM TORNO DE 30CM. OS BOTÕES APARECEM NO MEIO DA PRIMAVERA E CADA FLOR DURA APENAS UM PERÍODO NOTURNO -DESABROCHAM AO ANOITECER E COMEÇAM A MURCHAR AO AMANHECER. SEU FRUTO TEM COR VIOLETA, POLPA BRANCA E SEMENTES PRETAS. SABOROSO, É O ALIMENTO DE AVES TÍPICAS DA REGIÃO, COMO A GRALHA-CANZÉ E O PERIQUITO-DA-CAATINGA. EM ISRAEL, AO CONTRÁRIO DO BRASIL, O CULTIVO COMERCIAL COMO FRUTÍFERA É INCENTIVADO E GERA RIQUEZA... NA BELA DISCRIÇÃO DE EUCLIDES DA CUNHA: " OS MANDACARUS, ATINGINDO NOTÁVEL ALTURA, RARO APARECENDO EM GRUPOS, ASSOMANDO ISOLADOS ACIMA DA VEGETAÇÃO CAÓTICA, SÃO NOVIDADE ATRAENTE, A PRINCÍPIO. APRUMAM-SE TESOS, TRIUNFALMENTE, ENQUANTO POR TODA A BANDA A FLORA SE DEPRIME. O OLHAR, PERTURBADO PELO ACOMODAR-SE À CONTEMPLAÇÃO PENOSA DE ACERVOS DE RAMALHOS ESTORCIDOS, DESCANSA E RETIFICA-SE PERCORRENDO OS SEUS CAULES DIREITOS E CORRETOS." (OS SERTÕES, 1901)
quinta-feira, 12 de abril de 2012
ENTRE ASPAS: BURLE MARX -JARDIM E ECOLOGIA 1
CRIACIONISTAS E NÃO CRIACIONISTAS, QUIASQUER QUE SEJAM AS SUAS DIFERENÇAS FILOSÓFICAS, CONCORDAM PLENAMENTE EM QUE A CRIAÇÃO, OU O SURGIMENTO DA VIDA, NÃO SE PROCESSOU NUM ATO ÚNICO -E SIM POR ETAPAS SUCESSIVAS. O GÊNESIS DESCE A PORMENORES DOS ATOS DA CRIAÇÃO: PRIMEIRO A TERRA, DEPOIS, A SEPARAÇÃO DAS ÁGUAS; CRIAM-SE AS PLANTAS, OS ANIMAIS E O HOMEM. POR OUTRO LADO, A HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO, NUM CONSENSO BASTANTE GERAL, TEM DEMONSTRADO QUE A PLANTA, ATRAVÉS DE UMA REAÇÃO QUÍMICA ÚNICA -A FOTOSSÍNTESE-, É QUE CRIA AS CONDIÇÕES PARA O PROSSEGUIMENTO DO PROCESSO EVOLUTIVO. MODIFICANDO A COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA DA TERRA, REALIZA O SONHO DE PROMETEU, CAPTURANDO A ENERGIA DA LUZ SOLAR E PERMITINDO TODO O REQUINTE DO APARECIMENTO DOS INSETOS, DAS AVES, DOS MAMÍFEROS, DO HOMEM E DAS PRÓPRIAS PLANTAS SUPERIORES -COM SUA RIQUEZA DE FORMAS, DE CORES E DE ESTRUTURA. É NELAS QUE A TRANSMISSÃO DA VIDA, O FENÔMENO REPRODUTOR, CONDUZ A UM AUTÊNTICO ESPETÁCULO PELA RIQUEZA DAS SOLUÇÕES DADAS: AS GALAS DA FLORAÇÃO. NUNCA É DEMAIS ACENTUAR QUE A ATMOSFERA DA TERRA, COM SEUS 21% DE OXIGÊNIO, É UMA CONDIÇÃO DE VIDA CRIADA, MANTIDA E EQUILIBRADA PELA ATIVIDADE DAS PLANTAS, SOBRETUDO DAS ALGAS MARINHAS...
A PLANTA É NOSSO OBJETO. E COMO CONSIDERAR A PLANTA? DE UM LADO É UM SER VIVO, OBEDECENDO A UM DETERMINISMO CONDICIONADO PELAS LEIS DA FISIOLOGIA, DA BIOFÍSICA E DA BIOQUÍMICA. POR OUTRO LADO, QUALQUER PLANTA É O RESULTADO DE UM LONGO PROCESSO HISTÓRICO EM QUE ELA INCORPORA, EM SEU ESTADO ATUAL, EM SUA PRESENÇA, TODAS AS EXPERIÊNCIAS, TODOS OS SOFRIMENTOS, TODAS AS ALEGRIAS DE UMA LONGA LINHAGEM DE ASCENDENTES QUE SE VAI PERDER NA INDEFINIÇÃO DOS PRIMEIROS SERES. E TODO ESSE APERFEIÇOAMENTO DE FORMAS, DE COR, DE RITMO, DE ESTRUTURA, FAZ COM QUE A PLANTA PARTICIPE DE UM PLANO CATEGORIAL -O PLANO DOS SERES ESTÉTICOS CUJA EXISTÊNCIA É, AO MESMO TEMPO, UM MISTÉRIO E UM DELEITE PARA O HOMEM.
A PLANTA GOZA, NO MAIS ALTO GRAU, DA PROPRIEDADE DE SER INSTÁVEL. ELA É VIVA ENQUANTO SE ALTERA. ELA SOFRE UMA MUTAÇÃO CONSTANTE, EM DESEQUILÍBRIO PERMANENTE CUJA FINALIDADE É A PRÓPRIA BUSCA DO EQUILÍBRIO. À MEDIDA QUE NOS APROFUNDAMOS NO CONHECIMENTO DAS PLANTAS, AMPLIAMOS, QUASE NUMA RAZÃO LOGARÍTMICA, A ÁREA DO DESCONHECIDO. QUANTO MAIS RESPONDEMOS À PERGUNTA 'COMO', MAIS 'PORQUÊS' E PARA QUÊ' IRRESPONDÍVEIS ACUMULAMOS. APENAS COMO EXEMPLO PODERIA LEMBRAR AQUI UM ESPETÁCULO A QUE ASSISTÍ EM PLENA CAATINGA NORDESTINA ONDE, A CERTA HORA DA NOITE, E NUMA LARGA ÁREA, TODOS OS CEREUS JAMACARU (MANDACARUS), NUMA SEQUÊNCIA METRONÔMICA, ABRIAM RÍTMICAMENTE AS SUAS GRANDES FLORES ALVAS. SOB A LUZ DO LUAR, AS COROLAS MULTIPÉTALAS SE ABRIRAM PAULATINAMENTE, EXPONDO AS SUAS GARGANTAS PARA ONDE MULTIDÕES DE INSETOS ERAM ATRÁIDOS. AO VÊ-LOS, RECORDEI-ME DO MOVIMENTO DAS ANÊMONAS DO MAR E NÃO PUDE DEIXAR DE CONSIDERAR AS RAZÕES INATINGÍVEIS DESSAS ESTRANHAS CONVERGÊNCIAS. ENTRETANTO A PLANTA, COMO A COR, SE ENRIQUECE DE SIGNIFICADO QUANDO EM CONTRAPOSIÇÃO A OUTRA COR OU A OUTRA PLANTA. NA NATUREZA, AS ASSOCIAÇÕES NÃO SE FAZEM AO ACASO, POIS ELAS OBEDECEM A COMPATIBILIDADE DO JOGO COMPLEXO DOS FATORES DO CLIMA, DO SOLO E DA PRÓPRIA INTEGRAÇÃO ENTRE PLANTAS E ANIMAIS E ENTRE PLANTAS E PLANTAS. OS ECÓLOGOS DENOMINAVAM A ESSES GRUPAMENTOS DEFINIDOS DE ASSOCIAÇÕES.
(TRECHO DE CONFERÊNCIA REALIZADA EM 11/11/1968 NA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFC)
segunda-feira, 9 de abril de 2012
ESPECIAL: OS MAIS BELOS JARDINS DO MUNDO
UMA SELEÇÃO DE ALGUNS DOS MAIS BELOS JARDINS DO MUNDO, PUBLICADA RECENTEMENTE PELA REVISTA CASA E JARDIM:
- CHATSWORTH HOUSE, EM DEVONSHIRE. UM TÍPICO REPRESENTANTE DA PÁTRIA DOS JARDINS, A INGLATERRA...
- NA ESCÓCIA, MAIS PRECIAMENTE EM DUMFRIES, O GARDEN OF COSMIC SPECULATION DO ARQUITETO CHARLES JENCKS.
- EM SALZBURG, OS JARDINS MIRABELLE.
- OS JARDINS DE VERSAILLES
- OS JARDINS DO CASTELO DE VILLADRY, NO VALE DO LOIRE.
- O JARDIM BOTÂNICO DO RIO.
- O KOSHAKAWA KORAKUEN, EM TOKYO, DO SÉCULO 17.
- O KORAKUEN OSAKA, TAMBÉM DO SÉCULO 17.
- O KEUKENHOF, EM LISSE, NA HOLANDA, ONDE ACONTECE ANUALMENTE UM FESTIVAL DE TULIPAS (VER DESTAQUE LÁ).