quarta-feira, 29 de agosto de 2012
PRANCHETA: JARDIM DE ATELIER DE CONFECÇÕES
PROJETO DE PAISAGISMO PARA ATELIER DE CONFECÇÕES FEMININAS É DEFINIDO POR CANTEIROS LATERAIS QUE ACOMPANHAM O PASSEIO DE ACESSO -DA CALÇADA À LOJA. NO CANTEIRO EXTERNO, FORRADO COM SEIXOS DE DOLOMITA (2), PODOCARPOS (1) DÃO O CONTRAPONTO VERTICAL. AO LADO DO PORTÃO DE ENTRADA E NA EXTREMIDADE OESTE DA CALÇADA FRONTAL, VASOS DE CONCRETO LAQUEADOS DE BRANCO RECEBEM ESCULTÓRICOS AGAVES (3). NO CANTEIRO JUNTO AO MURO LATERAL LESTE, CERCA VERDE DE CIPESTRE (4).
O PASSEIO INTERNO CONTA COM CANTEIRO LATERAL ONDE O DESTAQUE SÃO TRÊS TUIAS (9) E, JUNTO AO PAINEL RENDILHADO DA PAREDE CURVA, UMA TREPADEIRA BUNGAVÍLIA COM FLORES NO TOM LILÁS (10) -NUM ELEGANTE CONTRASTE COM O TOM AZUL HORTÊNSIA DAS PAREDES. LADEANDO A ENTRADA DO ATELIER, VASOS ALTOS REVESTIDOS EM MOSAICO RECEBEM CLÚSIAS (7). UM BANCO DE MADEIRA (6) SERVE DE APOIO, AO LADO DE UM VASO BAIXO COM TOPIARIA DE BUXINHO (5), JUNTO AO PORTÃO DE ACESSO EM ALUMÍNIO BRANCO. ESSE PASSEIO INTERNO RECEBEU NO PISO PORCELANATO EM UM PADRÃO QUE IMITA PEDRA, ENQUANTO A ILUMINAÇÃO É FEITA POR EMBUTIDOS NO PISO E PELAS ARANDELAS QUE LADEIAM A PORTA DE ENTRADA EM MADEIRA -ALÉM DA ILUMINAÇÃO INTERNA DA VITRINE TIPO BAY-WINDOW.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
PALMEIRA: BURITIRANA
TAMBÉM CONHECIDA COM CARANÁ, BURITIZINHO E PALMEIRA LEQUE-DO-RIO-NEGRO, A BURITIRANA (MAURITIA CARANA) QUE, NAS PALAVRAS DE BURLE MARX, "É UMA DELICADA MINIATURA DO BURITI", CRESCE EM MEIO AOS BURITIZAIS QUE MARGEIAM OS CURSOS D'ÁGUA DO NORTE/NORDESTE DO PAÍS. DESTAQUE PARA A BELEZA ESCULTURAL DE SEU TRONCO.
(VER TAMBÉM PALMEIRA BURITI)
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
FLORES TROPICAIS: UROSPATHAS
NATIVA DA AMÉRICA DO SUL, A UROSPATHA É UMA PLANTA ARBUSTIVA COM RIZOMA ESPONJOSO E HORIZONTAL, FOLHAS SAGITADAS E UMA INFLORESCÊNCIA INCOMUM. COSTUMA SURGIR PERMEANDO OS BURITIZAIS. NAS PALAVRAS DE BURLE MARX: " AS UROSPATHAS, ARÁCEAS DE FOLHAS SAGITADAS E INFLORESCÊNCIAS DE UM MOVIMENTO HELICOIDAL QUE MAIS PARECE UM ORNATO BARROCO".
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
ESCULTÓRICA: PÂNDANO
ORIGINÁRIA DA AUSTRÁLIA, O ESCULTURAL PÂNDANO (PANDANUS VEITCHII) PODE ATINGIR ATÉ 10M DE ALTURA. EMBORA LEMBRE UMA PALMEIRA, PERTENCE À UMA ORDEM PRÓPRIA -A PANDANALES. SUAS FOLHAS SÃO LONGAS, ACHATADAS E COM AS BORDAS DENTEADAS -E DESPONTAM EM ESPIRAL EM TORNO DO CAULE LENHOSO E POUCO RAMIFICADO. OUTRO DESTAQUE SÃO AS RAÍZES AÉREAS, QUE AJUDAM NA SUSTENTAÇÃO DA PLANTA. DE CRESCIMENTO LENTO, PORÉM RECOMPENSADOR, É TOLERANTE À MARESIA, VENTOS E SALINIDADE DO SOLO -IDEAL PORTANTO, PARA REGIÕES LITORÂNEAS...
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
JARDIM VERTICAL: TOWER FLOWER, PARIS
PROJETO DE EDOUARD FRANÇOIS FINALIZADO EM 2004, O CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOWER FLOWER PRETENDE-SE UMA CONTINUAÇÃO VERTICAL DO PARQUE ADJACENTE. OS IMENSOS VASOS DOS TERRAÇOS FORAM INSPIRADOS NAS JARDINEIRAS DAS JANELAS PARISIENSES E RECEBERAM BAMBUS -ESPÉCIE DE FÁCIL MANUTENÇÃO CUJA FOLHAGEM FILTRA A LUMINOSIDADE E TRAZ PRIVACIDADE.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
FOTOGRAFIA: A FLORA PECULIAR DE SOCOTRA
SOCOTRA É UMA ILHA SITUADA NO MAR DA ARÁBIA, A 350KM DA COSTA DO IÊMEN, QUE ABRIGA UMA IMENSA VARIEDADE DE PLANTAS E ANIMAIS INUSITADOS, PERFEITAMENTE ADAPTADOS AO AMBIENTE HOSTIL -AGRESTE, MUITO QUENTE E FUSTIGADO POR VENTANIAS. A QUANTIDADE DE ESPÉCIES ENDÊMICAS POR KM2 É A QUARTA MAIOR DO MUNDO-DEPOIS
DAS SEYCHELLES, NOVA CALEDÔNIA E HAVAÍ. ALGUMAS DESSAS PRECIOSIDADES:
1. ROSA DO DESERTO -O NOME ADVÉM DOS SEUS BOTÕES. A CASCA DO TRONCO, VENENOSO, É USADA NO PESCOÇO DE OVINOS PARA EVITAR O ATAQUE DE GATOS SELVAGENS. SEU TRONCO ARMAZENA ÁGUA E ASSUME FORMAS ESTRANHAS PARA SE FIRMAR NAS ROCHAS.
2. DRAGOEIRA - PLANTA SÍMBOLO DA ILHA. OS GALHOS VOLTADOS PARA O ALTO BUSCAM CAPTAR A UMIDADE DA NEBLINA EM TERRAS ALTAS. SUA BAIXA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO, CONTUDO, COLOCA EM RISCO O FUTURO DA BELÍSSIMA ESPÉCIE.
3. MISHHANIR -PLANTA SUCULENTA QUE SE SERVE DE RESERVA ALIMENTAR EM ÉPOCAS DE SECA, SUAS FLORES SÃO RAROS PONTOS DE COR NA PAISAGEM CALCÁREA...
4. ÁRVORE DE INCENSO. FONTE: NATIONAL GEOGRAPHIC, AGO/12