terça-feira, 28 de julho de 2015
ESPECIAL: 'MOVING ART: FORESTS' BY LOUIE SCHWARTZBERG
DOCUMENTÁRIO VISUAL ESPETACULAR QUE RETRATA BELEZA MAJESTOSA DAS FLORESTAS DE SEQUÓIAS DA REDWOOD COAST E DO OLYMPIC NATIONAL PARK, AMBOS NA COSTA OESTE NORTE-AMERICANA. O BELO TRABALHO DO DIRETOR LOUIE SCHWARTZBERG PODE SER APRECIADO NO NETFLIX.
sexta-feira, 24 de julho de 2015
AQUÁTICA: BANANA-D'ÁGUA
A BANANA-D'ÁGUA ( TYPHONODORUM LINDLEYANUM) É UM ARBUSTO AQUÁTICO QUE ATINGE ENTRE 1,5 E 3 M DE ALTURA CUJO DESTAQUE É A GRANDE E EXUBERANTE FOLHAGEM. IDEAL PARA USO EM LAGOS E LOCAIS BREJOSOS.
terça-feira, 21 de julho de 2015
ILUMINAÇÃO: ' PALOMA' BY EERO ARNIO
COM DESIGN LÚDICO, A LUMINÁRIA 'PALOMA', CRIADA POR EERO ARNIO PARA A SERRALUNGA É UMA LUMINÁRIA DE JARDIM DIFERENCIADA.
sexta-feira, 17 de julho de 2015
ÁRVORE: SUMAÚMA
PARENTE DO BAOBÁ E NOSSO EMBIRUÇU, PERTENCE TAMBÉM A FAMÍLIA DA PAINEIRA-ROSA E DA CATUABA. DE PORTE COLOSSAL, A SUMAÚMA OU SAMAÚMA(CEIBA PENTANDRA) ALCANÇA OS 5OM DE ALTURA, EMERGINDO NAS FLORESTAS EQUATORIAS ACIMA DAS OUTRAS ÁRVORES.
ANTES DE ERGUER SEU IMENSO TRONCO, FINCA NO CHÃO VÁRIAS SAPOPEMBAS -ESPÉCIE DE RAIZ QUE CRESCE, FORMANDO DIVISÕES ACHATADAS E ELEVANDO-SE ALGUNS METROS DO SOLO.
QUANDO RECEBE BATIDAS, A ÁRVORE EMITE UM SOM PARECIDO COM O DE UM SINO - SENDO UTILIZADA PARA ENVIAR MENSAGENS PELOS ÍNDIOS DA REGIÃO AMAZÔNICA, QUE A CHAMAM DE MÃE DAS ÁRVORES.
ELES TAMBÉM APROVEITAM SUA MADEIRA, BRANCA E MOLE, PARA CONSTRUIR VELOZES PIROGAS, FEITAS DE UM SÓ MADEIRO ESCAVADO. PAISAGÍSTICAMENTE, SEU USO PEDE ÁREAS ABERTAS, POR CONTA DE SEU PORTE GIGANTESCO E MAJESTOSO.
terça-feira, 14 de julho de 2015
LEGISLAÇÃO: PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA EM FORTALEZA
O PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA PREVÊ O PLANTIO DE VEGETAÇÃO NATIVA CUJO PORTE SEJA APROPRIADO ÀS CARACTERÍSTICAS DO MOBILIÁRIO URBANO. ENTRE AS ESPÉCIES DISPONÍVEIS ESTÃO O IPÊ, JUCÁ, MORORÓ, PAY D'ARQUINHO, ARATICUM DO BREJO E PAU FERRO - A ESCOLHA DEPENDE DOP ESPAÇO DISPONÍVEL.
NOS PASSEIOS, A LARGURA MÍNIMA EXIGIDA PARA HAVER O PLANTIO É DE 2,10M. A COVA, DE 50X50CM DEVE FICAR A 40CM DA ARESTA EXTERNA DO MEIO-FIO, DE MODO QUE A LARGURA MÍNIMA DE PASSEIO LIVRE PARA A CIRCULAÇÃO SEJA DE 1,20M.
O MELHOR PERÍODO PARA O PLANTIO É O DAS CHUVAS -DE JANEIRO A JUNHO. EM ÉPOCA SECA, DEVE-SE ADOTAR A PRÁTICA DE REGAS COM FREQUÊNCIA MÍNIMA DE TRÊS VEZES POR SEMANA. JÁ O PREPARO DO SOLO DE PREENCHIMENTO DO BERÇO VISA ESTABELECER CONDIÇÕES MÍNIMAS ADEQUADAS TANTO DO PONTO DE VISTA FÍSICO COMO QUÍMICO E BIOLÓGICO, PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DA MUDA.
QUANDO NECESSÁRIO, A MUDA DEVE SER AMPARADA POR UM TUTOR, FIXANDO-SE A ELE POR AMARRIO DE SISAL OU SIMILAR, EM FORMA DE OITO, DEITADO, PERMITINDO CERTA MOBILIDADE. SEGUE-SE ENTÃO O PERÍODO DE MANEJO, COM CUIDADOS DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NOVA ÁRVORE.
O DEPTO. TÉCNICO DE URBANIZAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE LIMPEZA (EMLURB) É O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PLANTIO DAS MUDAS. UMA BOA NOVIDADE É QUE, A PARTIR DESTE MÊS, AS ÁRVORES PLANTADAS NA CIDADE SERÃO LOCALIZADAS NO SITE DA SEUMA, ATRAVÉS DE GEORREFERENCIAMENTO - COM DADOS PARA QUE A POPULAÇÃO POSSA ACOMPANHAR O PROCESSO.
sexta-feira, 10 de julho de 2015
FLORES: CAPUCHINHA
A CAPUCHINHA ( TROPAEOLUM MAJUS) É UMA HERBÁCEA RASTEIRA DE CAULE MOLE, SUCULENTO E RETORCIDO, COM FOLHAS ARREDONDADAS DE PECÍOLO CENTRAL. AS FLORES SÃO ISOLADAS AO LONGO DO PENDÚNCULO E SEU CÁLICE É DIVIDIDO EM CINCO PÉTALAS, COM CORES QUE VÃO DO BRANCO AO VERMELHO-ESCURO, PASSANDO PELO LARANJA E SALMÃO.
COMESTÍVEL COM PROPRIEDADES DIGESTIVAS E EXPECTORANTES, TEM SABOR FRESCO E PICANTE, SEMELHANTE AO AGRIÃO. AS FOLHAS E FLORES PODEM SER CONSUMIDAS NA FORMA DE SALADAS. JÁ OS FRUTOS PODEM SER PREPARADOS COMO A ALCAPARRA, COM ÁGUA E SAL.
TODA A PLANTA EXALA UM PERFURME MUITO AGRADÁVEL, QUE SERVE COMO REPELENTE NATURAL DE INSETOS NO JARDIM.
terça-feira, 7 de julho de 2015
MOBILIÁRIO: SOFÁ RPH
DE ECOPLÁSTICO MOLDADO, O SOFÁ RPH EMPREGA 60% DE MADEIRA LÍQUIDA E 40% DE POLÍMERO RECICLADO - AMBOS BENEFICIADOS EM UM PROCESSO INÉDITO DE ROTOMOLDAGEM.
DESIGN DE FABIO NOVEMBRE PARA A EMPRESA ITALIANA CAPELLINI, MEDE 250 X 150 X 76 CM.
sexta-feira, 3 de julho de 2015
KNOW-HOW: CUIDADOS AO PODAR
A REMOÇÃO DE PARTES DA PLANTA SÓ DEVERIA SER EFETUADA COM UM OBJETIVO: DAR SAÚDE E VIGOR À ESPÉCIE. OU SEJA: RETIRAR GALHOS SECOS, DOENTES E MAL-FORMADOS QUE POSSAM DANIFICAR O EQUILÍBRIO DO FORMATO ORIGINAL DA PLANTA. ESSA OPERAÇÃO É CONHECIDA COMO PODA DE LIMPEZA. CORTES DESNECESSÁRIOS DEVEM SER EVITADOS, POIS CAUSAM ESTRESSE NA PLANTA.
NO CASO DE PLANTAS LENHOSAS QUE TENHAM GALHOS DUROS E SECOS, RECOMENDA-SE PASSAR ALGUM CICATRIZANTE NO LOCAL APÓS O CORTE. GEL DE FOLHAS DE BABOSA (ALOE VERA) OU PRÓPOLIS EM GOTAS SÃO IDEAIS PARA ESSE FIM. JÁ AS ESPÉCIES QUE DÃO FLORES MERECEM ATENÇÃO REDOBRADA: DEVE-SE REMOVER AS FLORES SECAS E MURCHAS, JÁ QUE PODEM APODRECER E LEVAR AO APARECIMENTO DE FUNGOS.