sexta-feira, 30 de setembro de 2016
BROMÉLIA: TILÂNDSIA
UMA DAS 1.500 ESPÉCIES DE BROMÉLIAS NATIVAS DAS AMÉRICAS (OUTRAS 1.500 DELAS TEM ORIGEM BRASILEIRA), A TILÂNDSIA (TILLANDSIA CYANEA) É ORIGINÁRIA DO EQUADOR. E SEDUZ PELAS BRÁCTEAS (FOLHAS DAS INFLORESCÊNCIAS) RÓSEAS DISPOSTAS EM LEQUE E PELAS NUMEROSAS FLORES DE TOM AZUL-VIOLETA, FORMADAS NA PRIMAVERA E NO OUTONO.
A REPRODUÇÃO PODE SER FEITA POR SEMENTES OU POR DIVISÃO DA PLANTA, QUANDO FORMA BROTAÇÕES LATERAIS. DEVE SER CULTIVA À MEIA-SOMBRA.
terça-feira, 27 de setembro de 2016
ARBUSTIVA: BAMBUZA
ARBUSTO ORIGINÁRIO DA ÁSIA, A BAMBUZA (BAMBUSA TEXTILIS GRACILIS) OU BAMBUZINHO-DE-JARDIM, TEM UMA FOLHAGEM FINA E DE BELA COLORAÇÃO QUE CHEGA AO AMARELO-LIMÃO E ATINGE ALTURAS EM 3,6 E 6 METROS!
O QUE A TORNA IDEAL PARA USO COMO CERCA-VIVA OU CULTIVO EM MACIÇOS. PEDE SOL PLENO OU MEIA-SOMBRA, SOLO FÉRTIL E REGAS PERÍODICAS.
AS PODAS REGULARES ESTIMULAM O ADENSAMENTO E AJUDAM A CONTROLAR O CRESCIMENTO.
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
ESCULTÓRICA: TAIOBA GIGANTE
ORIGINÁRIA DA AMÉRICA TROPICAL, A TAIOBA GIGANTE (XANTHOSOMA SAGITTIFOLIUM) É UMA ARÁCEA QUE GANHOU FAMA AO SER USADA POR BURLE MARX EM SEUS ESPLENDOROSOS JARDINS.
ENORME, ATINGE ATÉ 3 METROS DE ALTURA COM FOLHAS QUE PODEM PASSAR DE 1,20 M DE COMPRIMENTO E QUE SÃO DE TOM VERDE CLARO NA FACE SUPERIOR E VERDE ACINZENTADO NA FACE INFERIOR. TAMBÉM É CONHECIDA COMO TAIÁ E ORELHA-DE-ELEFANTE-GIGANTE.
PEDE CULTIVO SOB SOL PLENO OU MEIA-SOMBRA, SOLO RICO EM MATÉRIA ORGÂNICA E MANTIDO ÚMIDO. IDEAL PARA USO ISOLADO, POR SEU PORTE ESCULTURAL; OU EM MACIÇOS, EM GRANDES JARDINS.
terça-feira, 20 de setembro de 2016
CAATINGA: A CHAPADA DO ARARIPE E A SEGURANÇA HÍDRICA DO SEMIÁRIDO
UM OÁSIS CHAMADO CARIRI. ASSIM UM BOTÂNICO ESCOCÊS QUE ATRAVESSOU O SEMIÁRIDO CEARENSE DESDE O LITORAL ATÉ A CHAPADA DO ARARIPE HÁ QUASE 180 ANOS A DESCREVE. MAL HUMORADO COM O CALOR DESSA JORNADA, SEGUNDO REGISTROS EM SEU DIÁRIO, QUE LOGO SERÁ SUBSTITUÍDO PELO ÊXTASE DE ENTRAR EM VALE ÚMIDO...
A CHAPADA DO ARARIPE ABRIGA AQUÍFEROS ESTRATÉGICOS PARA A SEGURANÇA HÍDRICA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. MESMO FORTALEZA E SEUS 2,5 MILHÕES DE HABITANTES, EMBORA DISTANTE CERCA DE 400 KM, DEPENDEM DAS ÁGUAS QUE BROTAM DESTA CHAPADA.
IMPORTÂNCIA AMBIENTAL QUE FOI RECONHECIDA HÁ 70 ANOS COM A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA FLORESTA NACIONAL DO BRASIL. A FLONA ARARIPE-APODI TEM HOJE QUASE 39 MIL HECTARES E PERMANECEU COMO GUARDIÃ SOLITÁRIA DESSE TESOURO ECOLÓGICO ATÉ 1997, QUANDO FOI CRIADA A APA (ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL) CHAPADA DO ARARIPE.
EM 2007, A ONG AQUASIS (ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS) E ENTIDADES PARCEIRAS PROTOCOLARAM NO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. A IDEIA ERA PROTEGER OS 8% MAIS PRECIOSOS DAS ESCARPAS DA CHAPADA, ONDE VERTEM 78% DAS ÁGUAS QUE BROTAM DE SUAS ENCOSTAS. ESTUDOS RECENTES REVELAM QUE AS MAIORES FONTES JÁ PERDERAM MAIS DE UM TERÇO DE SUA VAZÃO.
ENQUANTO ISSO, A AQUASIS PROMOVEU A CRIAÇÃO DE DUAS RPPNs: A ARAÇA E A OÁSIS DO ARARIPE (VER LEGISLAÇÃO/SET'16). OUTRAS ÁREAS PROTEGIDAS ESTÃO PREVISTAS, COMO O REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE DAS ÁGUAS DO CARIRI, COM MAIS DE 2,3 MIL HECTARES.
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
LEGISLAÇÃO: RESERVA NATURAL OÁSIS DO ARARIPE PROTEGE AVE EM EXTINÇÃO NO CE
A MAIS NOVA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) CEARENSE, A OÁSIS ARARIPE, NASCEU COM A MISSÃO DE PROTEGER UMA DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO - O SOLDADINHO-DO-ARARIPE(ANTILIPHIA BOKERMANNI). COM 50 HECTARES A RPPN FICA NA REGIÃO DO CARIRI, NO MUNICÍPIO DO CRATO, A 510 KM DE FORTALEZA.
A ÁREA PROTEGIDA PELA RPPN É UM REMANESCENTE FLORESTAL ÚMIDO DA MATA ATLÂNTICA LOCALIZADO EM PLENO SEMI-ÁRIDO. AFETADA PELA EXPANSÃO DA AGRICULTURA, A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E A OCORRÊNCIA DE QUEIMADAS NAS LAVOURAS DA REGIÃO, ESTIMA-SE QUE RESTE APENAS 25% DA MATA UTILIZADA COMO HABITAT PELA AVE.
CRIADA PELA INSTITUIÇÃO AQUASIS ( ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS), EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA, A CRIAÇÃO DA RESERVA FAZ PARTE DO PROGRAMA EXTINÇÃO ZERO NO CEARÁ.
SEGUNDO A AQUASIS, A CRIAÇÃO DE NOVAS RESERVAS INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO SOLDADINHO-DO-ARARIPE, POIS MUITAS FONTES DE ÁGUA NASCEM NA CHAPADA - CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE, QUE PREFERE BUSCAR OS LEITOS DOS RIOS PARA REPRODUÇÃO.
A PROPRIEDADE ONDE SE INSERE A RPPN ABRIGA TRÊS FONTES CADASTRADAS NO SISTEMA GOVERNAMENTAL DE GESTÃO DAS ÁGUAS. EM UM DELAS SERÁ CONSTRUÍDO UM CANAL, AO LONGO DO QUAL SE TRABALHARÁ NA CONVERSÃO DA FLORESTA EM MATA CILIAR - QUE A VEGETAÇÃO QUE FICA NAS MARGENS DE UM CURSO D'ÁGUA E O PROTEGE. "ASSIM VAMOS CRIAR UM AMBIENTE REPRODUTIVO PARA A ESPÉCIE, SEM DEPENDER DA DEMORADA RESTAURAÇÃO NATURAL", ATESTA A AQUASIS.
terça-feira, 13 de setembro de 2016
PEQUENO JARDIM: COM BLOCOS DE CONCRETO
UMA SOLUÇÃO PRÁTICA E ECONÔMICA PARA QUEM QUER TER UM PEQUENO JARDIM VERTICAL: BASTA FAZER UM ARRANJO COM BLOCOS DE CONCRETO, QUE DEVEM SER PINTADOS PARA FICAREM MENOS EVIDENTES. UMA OPÇÃO DE CULTIVO SÃO AS SUCULENTAS: FÁCEIS DE CUIDAR, DISPÕEM DE UMA VARIEDADE DE ESPÉCIES QUE PRIMAM PELA BELEZA FORMAL E CROMÁTICA.
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
terça-feira, 6 de setembro de 2016
KNOW-HOW: CUIDADOS PARA UM JARDIM BELO E SAUDÁVEL NA PRIMAVERA
- SETEMBRO FAVORECE O PLANTIO DE TODO O JARDIM OU APENAS DE ALGUMAS MUDAS EXTRAS. O CALOR AINDA NÃO É INTENSO E O TRANSPLANTE DE PLANTAS ADULTAS FICA MAIS FÁCIL.
- A ESTAÇÃO É IDEAL PARA FAZER NOVAS MUDAS USANDO PARTE DO CAULE, A RAIZ OU AS FOLHAS DE PLANTAS ADULTAS, COMO CAMÉLIAS (VER FLORES/JUN'11) , BRINCOS-DE-PRINCESA E DRACENAS ( COLORIDAS/ JAN'11 E ESCULTÓRICA/MAR'14).
- NAS PLANTAS QUE DÃO FLORES, ELIMINE AS QUE ESTÃO MURCHAS. ISSO ESTIMULA O APARECIMENTO DE NOVOS BOTÕES.
- NÃO SE DEVE PODAR NENHUMA PLANTA NA PRIMAVERA. ESTA É A ÉPOCA DE PLENO FLORESCIMENTO DA VEGETAÇÃO.
- ATENTE PARA OS 'LADRÕES' - GALHOS VERTICAIS QUE CRESCEM JUNTO AO CHÃO TIRAM A FORÇA DAS ÁRVORES E DEVEM SER PODADOS. O CONSELHO VALE PARA GALHOS NOVOS E BROTOS INTRUSOS, QUE ROUBAM NUTRIENTES DA PLANTA.
- REVOLVA A TERRA DOS CANTEIROS. SOLO COMPACTADO DIFICULTA A EXPANSÃO DA RAIZ, A RETIRADA DE NUTRIENTES E A PENETRAÇÃO DA ÁGUA.