sexta-feira, 28 de julho de 2017
ESCULTÓRICA: FICUS LIRA
DE BELAS FOLHAS LARGAS E RESISTENTES, A FIGUEIRA LIRA (FICUS LYRATA) É UMA ÁRVORE QUE, QUANDO PLANTADA EM VASOS, TORNA-SE UMA BELA ESPÉCIE ESCULTÓRICA QUE VAI MUITO BEM SEJA SOB O SOL PLENO, SEJA A MEIA-SOMBRA.
MUITO USADA POR VOLTA DOS ANOS 70, ESSA VARIAÇÃO DA ESPÉCIE FICUS COMEÇA A RETOMAR SEU LUGAR DE DESTAQUE NO PAISAGISMO.
terça-feira, 25 de julho de 2017
FLORES: CALCEOLÁRIA OU SAPATINHO-DE-VÊNUS
TAMBÉM CONHECIDA COMO TAMANQUINHO OU CHINELINHO-DE-MADAME, A CALCEOLÁRIA (CALCEOLARIA X HERBEOHYBRIDA) É UMA PLANTA ARBUSTIVA NATURAL DA AMÉRICA DO SUL QUE É CULTIVADA GERALMENTE EM VASOS. A DELICADA ESPÉCIE PEDE LUMINOSIDADE INDIRETA, SOLO ÚMIDO (MAS NÃO ENCHARCADO) E ENRIQUECIDO COM MATÉRIA ORGÂNICA. IDEAL PARA AMBIENTES PROTEGIDOS, COMO AS VARANDAS.
TEM FOLHAS GRANDES DE NERVURAS MARCADAS E BELÍSSIMAS FLORES DE UM FORMATO SINGULAR, COM A PÉTALA INFERIOR INFLADA - DAÍ OS MUITOS APELIDOS.
sexta-feira, 21 de julho de 2017
TREPADEIRA: MADRESSILVA
DE CRESCIMENTO RÁPIDO, A MADRESSILVA (LONICERA HILDEBRANDIANA) É UM TREPADEIRA DE FOLHAGEM DENSA E BELA FLORAÇÃO. AS FLORES, NOS TONS BRANCO E AMARELO, SÃO BELAS, DELICADAS E PERFUMADAS. ALÉM DE IDEAL PARA RECOBRIR PERGOLADOS, TAMBÉM É MUITO CULTIVADA COMO BONSAI.
"VINDO DO JARDIM, FILTRANDO-SE POR ENTRE AS JUNTAS DOS VIDROS, SUBIU ATÉ SEU NARIZ O PENETRANTE PERFUME DA MADRESSILVA.
FECHOU OS OLHOS E ASPIROU. ERA UM PERFUME SEDICIOSO, O DESSA TREPADEIRA INCOERENTE. PERMANECIA MUITOS DIAS FECHADA EM SI MESMA, SEM LIBERAR SEU AROMA VERDE, COMO SE O ESTIVESSE ENTESOURANDO E RECARREGANDO-O, E, DE REPENTE, EM CERTOS MOMENTOS MISTERIOSOS DO DIA OU DA NOITE, EM DECORRÊNCIA DA UMIDADE DO AMBIENTE, OU DOS MOVIMENTOS DA LUA E DAS ESTRELAS, OU DE CERTOS DISCRETOS CATACLISMOS OCORRIDOS LÁ EMBAIXO, NO SEIO DA TERRA ONDE SE HOSPEDAVAM SUAS RAÍZES, DESCARREGAVA SOBRE O MUNDO AQUELE BAFO AGRIDOCE E PERTUBADOR..."
BELO TRECHO DE 'O ELOGIO DA MADRASTA' (1988), DE MARIO VARGAS LLOSA, EM QUE O PERSONAGEM É EMBALADO PELO AROMA DA MADRESSILVA, ESSA 'TREPADEIRA INCOERENTE'.
terça-feira, 18 de julho de 2017
JARDIM VERTICAL: EDIFÍCIO ODEBRECHT , SÃO PAULO
FAMILIAR A TODO BRASILEIRO APÓS O INÍCIO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO, O EDIFÍCIO-SEDE DA ODEBRECHT NA CAPITAL PAULISTA FIXOU SUA IMAGEM NO INSCONSCIENTE COLETIVO DOS TELESPECTADORES DOS TELEJORNAIS COM SEU BELO E EXUBERANTE JARDIM VERTICAL.
ALÉM DAQUELE FRONTAL, QUE SERVE DE FUNDO PARA A LOGOMARCA VERMELHA DA EMPRESA, HÁ OUTRO AINDA MAIOR NA FACHADA POSTERIOR DO COMPLEXO. ESSE JARDIM RECOBRE O EMBASAMENTO ONDE FICA A GARAGEM.
sexta-feira, 14 de julho de 2017
PARQUE URBANO: LA COULÉE VERTE RENÉ-DUMONT, A INSPIRAÇÃO PARA A HIGH LINE
O COULÉE VERTE RENÉ-DUMONT, ANTIGO PROMENADE PLANTÉE, É UM PARQUE LINEAR SITUADO NO 12o ARRONDISSEMENT DE PARIS, OCUPANDO O TRAJETO DE UMA VIA FÉRREA DESATIVADA (LINHA DE VINCENNES) QUE VAI DA PRAÇA DA BASTILHA ATÉ A PORTE DE MONTEMPOIVRE, NO BOULEVARD PÉRIPHERIQUE.
DESATIVADA EM 1969, VAI COMEÇAR SUA REVITALIZAÇÃO NOS ANOS 80. EM 1984 A GARE DE BASTILLE FOI DEMOLIDA PARA DAR LUGAR À L'ÓPERA BASTILLE - UM DOS GRANDES PROJETOS DE MITTERAND.
O PROMENADE PLANTÉE É CRIADO A PARTIR DE 1988 PELO PAISAGISTA JACQUES VERGELY E O ARQUITETO PHILIPPE MATHIEUX E É INAUGURADA EM 1993. COM 4,7 KM DE EXTENSÃO, FOI BATIZADA EM HOMENAGEM AO AGRÔNOMO FRANCÊS QUE FOI, EM 1974, O PRIMEIRO CANDIDATO ECOLOGISTA À UMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.
terça-feira, 11 de julho de 2017
MOBILIÁRIO: SOFÁ BORGHESE
COM NÍTIDA INSPIRAÇÃO VEGETAL, O SOFÁ BORGHESE CONVERTE O EMARANHADO DE GALHOS E FOLHAS DE UM ÁRVORE EM UMA ELEGANTE ESTRUTURA METÁLICA QUE SUPORTA ASSENTO E ENCOSTOS ESTOFADOS.
ESCULTURAL, SUAS FORMAS ORGÂNICAS FICAM AINDA MAIS IMPACTANTES COM ESTOFAMENTO EM NUANCES DE VERDE. CONCEBIDO PELO DESIGNER NOÉ DUCHAUFOUR LAWRANCE, NÃO É, OBVIAMENTE, O TIPO DE SOFÁ PARA SE ENCOSTAR NUMA PAREDE.
sexta-feira, 7 de julho de 2017
ORQUÍDEA: VUYLSTEKEARA ALOHA PASSION
HÍBRIDA, A VUYLSTEKEARA ALOHA PASSION FOI GERMINADA EM LABORATÓRIO COM A REUNIÃO DE TRÊS ESPÉCIES - COMO A VERSÃO CAMBRIA (VER ORQUÍDEAS/JUN'17). O ELEGANTE TOM VERMELHO ESCURO DE SUAS PÉTALAS A TORNA COBIÇADA PARA O USO DECORATIVO.
terça-feira, 4 de julho de 2017
KNOW-HOW: COMBATENDO PRAGAS E DOENÇAS COM FÓRMULAS NATURAIS 2
FÓRMULAS CASEIRAS ANTIPRAGAS FAZEM PARTE DA SABEDORIA POPULAR E SÃO COMUMENTE EMPREGADAS POR JARDINEIROS E PAISAGISTAS. PARA QUE DÊEM CERTO É PRECISO SEGUIR AS RECEITAS CORRETAMENTE E COAR BEM OS PREPARADOS PARA NÃO ENTUPIR O BORRIFADOR. VALE LEMBRAR QUE OS INGREDIENTES NATURAIS SÃO VOLÁTEIS, PORTANTO, É FAZER E USAR.
AS APLICAÇÕES DEVEM SER PERSISTENTES. SE A INFESTAÇÃO FOR INTENSA, PULVERIZE DUAS VEZES AO DIA. EM CASO CONTRÁRIO, BASTA BORRIFAR DIA SIM, DIA NÃO. QUANDO A PLANTA MELHORAR, É IMPORTANTE DÁ UM INTERVALO DE 15 DIAS ANTES DE VOLTAR A EMPREGAR A FÓRMULA - COMO MEDIDA DE MANUTENÇÃO. DITO ISSO, MAIS 4 FÓRMULAS:
5. CALDA DE FOLHAS DE ALAMANDA (ALLAMANDA CATHARTICA) | PARA COMBATER OS PULGÕES FAÇA O SEGUINTE: FERVA CERCA DE 5 FOLHAS EM 1,5 LITRO DE ÁGUA POR 10 MINUTOS. DEIXE ESFRIAR E PULVERIZE, USANDO LUVAS PARA MANUSEAR AS FOLHAS.
6. BATIDA DE ALHO (ALLIUM SATIVUM) | PARA PROTEGER CONTRA BROCAS, COCHONILHAS, ÁCAROS, PULGÕES, LAGARTAS E FERRUGEM, FAÇA O SEGUINTE: BATA NO LIQUIDIFICADOR 1 DENTE DE ALHO COM 1 LITRO DE ÁGUA, COE BEM E PULVERIZE.
7. INFUSÃO DE CAMOMILA (MATRICARIA CHAMOMILLA) | PARA CONTROLAR VÁRIAS DOENÇAS, ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS JOVENS E REVITALIZAR AS PLANTAS FRACAS, FAÇA O SEGUINTE: COLOQUE AS FLORES EM UM RECIPIENTE DE VIDRO E DESPEJE ÁGUA FERVENTE. TAMPE E DEIXE DESCANSAR POR 5 MINUTOS. COE E ESPERE ESFRIAR PARA BORRIFAR.
8. CHÁ DE HORTELÃ (MENTHA PIPERITA) | PARA REPELIR INSETOS, INCLUSIVE FORMIGAS, FAÇA O SEGUINTE: COLOQUE A ERVA EM ÁGUA FRIA E PONHA PARA FERVER. TAMPE E DEIXE DESCANSAR POR 3 MINUTOS. COE E APLIQUE DEPOIS DE FRIO. REPELENTE NATURAL, A HORTELÃ É OPÇÃO IDEAL PARA PLANTAR EM BORDADURAS DE CANTEIROS.