quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
PROJETO: HALL ENTRADA COND ED VAN DYCK, MEIRELES
A DETERIORAÇÃO DAS RIPAS INFERIORES DO PAINEL DE MADEIRA DO PROJETO ORIGINAL (2010) LEVOU A OPÇÃO POR UM NOVO REVESTIMENTO PARA A PAREDE PRINCIPAL DO ACESSO AO HALL DO ELEVADOR DO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL.
A ESCOLHA RECAIU SOBRE UMA CERÂMICA TRI-DIMENSIONAL BRANCA, CUJAS RANHURAS REMETEM AO DESENHO DOS CIRCUITOS DE UM COMPUTADOR. DISCRETA E ELEGANTE, O NOVO PAINEL TEXTURIZADO SERVE DE PANO DE FUNDO PARA O CONJUNTO DE DOIS VASOS ALTOS DE CERÂMICA COM PINTURA BRILHANTE PRETA.
POR SER UMA ZONA SOMBREADA, COM ILUMINAÇÃO INDIRETA FARTA, O USO DO ARBUSTO LÍRIO-DA-PAZ (VER ARBUSTIVA/JAN'11) SE MOSTROU A MELHOR ESCOLHA. SUAS BELAS FOLHAS DE UM VERDE PROFUNDO E AS DELICADAS FLORES DÃO GRAÇA E SOFISTICAÇÃO AO ESPAÇO.
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
PARQUE URBANO: GREENWICH PARK, LONDON
CERCADO EM 1433 E CIRCUNDADO POR UM MURO NA ERA STUART, GREENWICH PARK É O MAIS VELHO DOMÍNIO REAL CERCADO. SE ESTENDE POR 180 ACRES RELEVO ONDULANTE MARCADO POR AMPLOS GRAMADOS E AVENIDAS DE CASTANHEIROS EM CUJO PONTO MAIS ELEVADO ESTÁ SITUADO O OLD ROYAL OBSERVATORY - ONDE PASSA O MERIDIANO QUE SEPARA OS HEMISFÉRIOS LESTE E OESTE DO PLANETA.
ESTÁTUAS (MONUMENTO GENERAL WOLFE, ESCULTURA HENRY MOORE), JARDINS DE FLORES, ANTIGOS CEDROS DO LÍBANO, LAGO E UM TRECHO DE MATA ONDE VIVEM CERVOS... E A VISTA DO SKYLINE DE CANARY WHARF, DO OUTRO LADO DO TÂMISA, SÃO DESTAQUES DO GREENWICH PARK.
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
FOTOGRAFIA: A INUSITADA CROOKED FOREST DE GRYFINO, POLÔNIA
400 ÁRVORES DE PINHO COM TRONCOS TORCIDOS SÃO O DIFERENCIAL DA FLORESTA SITUADA PRÓXIMA À GRYFINO, NO NOROESTE DA POLÔNIA, PRÓXIMO À FRONTEIRA ALEMÃ. AS TEORIAS SOBRE O INUSITADO FORMATO DOS TRINCOS VARIAM DE UMA TÉCNICA DESCONHECIDA PARA CRIAR MADEIRA NATURALMENTE CURVA PARA BARCOS E MOBILIÁRIO ATÉ UMA FORTE NEVASCA QUE TERIA PROVOCADO O EFEITO NAS ÁRVORES. O MISTÉRIO CONTINUA...
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
FLORES: CRAVINA
PLANTA HERBÁCEA SEMI-PERENE, A CRAVINA (DIANTHUS CHINENSIS) TEM FOLHAS ESTREITAS E CAULE VERDE-ACINZENTADO COM ENTRENÓS DE VERDE AMARELADO.
AS FOLHAS TEM PÉTALAS RECORTADAS NAS BORDAS, CÁLICE ESTREITO E CORES QUE VARIAM DO BRANCO AO CARMIN. A ESPÉCIE PREFERE AMBIENTES BEM ILUMINADOS E TERRA RICA EM COMPOSTOS ORGÂNICOS.
CULTIVADAS EM CANTEIRO, TENDE A FORMAR DENSOS MACIÇOS - A DENSA INFLORESCÊNCIA IMPRIME UM BELO EFEITO VISUAL. TAMBÉM SE ADEQUA BEM A VASOS - ESPECIALMENTE OS DO TIPO BACIA.