sexta-feira, 30 de março de 2018
PROJETO: RECEPÇÃO CLIEME - CLÍNICA DE ESPECIALIDADES MÉDICAS, ALDEOTA
NO PROJETO DE UMA CLÍNICA MÉDICA, RESOLVEMOS INTERNALIZAR O VOLUME CILÍNDRICO, CONVERTENDO A ÁREA EM UM JARDIM INTERNO DE VASOS - NUMA RELEITURA DO JARDIM DE INVERNO ORIGINAL DA CASA, TÍPICO DOS ANOS 70/80, COM FECHAMENTO EM PERGOLADO DE CONCRETO.
TIRANDO PARTIDO DA BELEZA FORMAL DA PAREDE CURVA, ELA FOI REVESTIDA COM PASTILHAS DE VIDRO 2,5X2,5 CM AMARELAS. PARA VALORIZAR O EFEITO, USOU-SE REJUNTE DA MESMA COR. A ILUMINÇÃO, COM SPOTS EMBUTIDOS DE LED NA COR BRANCA, ENFATIZA E RESSALTA O CONJUNTO.
UM TRIO DE VASOS DE CERÂMICA NA COR PRETA RECEBEM PALMEIRAS RÁPIS (VER PALMEIRA/JAN'11) E CLÚSIA (VER ARBUSTIVA/DEZ'10). SITUADO AO LADO DA BRINQUEDOTECA, O JARDIM É CONFORMADO POR UM JOGO DE CADEIRAS, PARTE INTEGRANTE DA AMPLA RECEPÇÃO ADJACENTE.
terça-feira, 27 de março de 2018
ESCULTÓRICA: DRACENA FLAGRANS MASSANGEANA
DAS INÚMERAS DRACENAS CULTIVADAS MUNDO AFORA, A DRACENA FLAGRANS MASSANGEANA É UMA DAS VARIEDADES MAIS INTERESSANTES. COM A PARTE CENTRAL DAS FOLHAS AMARELADA SOBRE O FUNDO VERDE, PRODUZ INFLORESCÊNCIAS EM FORMA DE POMPONS CONSTITUÍDOS POR INÚMERAS E PEQUENAS FLORES ESBRANQUIÇADAS.
SURGIDOS NO FIM DA PRIMAVERA E NO VERÃO, É DELES QUE SAI O FORTE, AGRADÁVEL E POUCO CONHECIDO PERFUME EXALADO PELA PLANTA. ESSAS FLORES DEMORAM NO MÍNIMO CINCO ANOS PARA SURGIR - DAÍ O FRAGRANS DO NOME CIENTÍFICO DA PLANTA.
PARA VALORIZAR SEU ASPECTO ESCULTURAL, A DICA É CULTIVÁ-LA ISOLADA NO JARDIM - OU EM VASOS. UM DOS USOS MAIS FREQUENTES, CONTUDO, É NA CRIAÇÃO DE CERCAS VIVAS.
PLANTA RÚSTICA, REQUER POUCO TRABALHO E QUASE NENHUMA ADUBAÇÃO PARA CRESCER - CHEGA A ATINGIR 6 METROS! SEGUNDO A NASA, É UMA DAS DEZ PLANTAS QUE MAIS ABSORVEM FORMALDEÍDO, BENZENO E MONÓXIDO DE CARBONO DO AR.
OUTRA CURIOSIDADE: QUANDO UM SEGMENTO DO CAULE É COLOCADO EM ÁGUA, BROTA FACILMENTE E PRODUZ FOLHAS VISTOSAS E SADIAS. POR ISSO, A ESPÉCIE É TAMBÉM CONHECIDA COMO PAU-DÁGUA. NOS PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA É CHAMADA DE TRONCO DEL BRASIL E ÁRBOL DE LA FELICIDAD. EM INGLÊS, É A CORN PLANT.
sexta-feira, 23 de março de 2018
ÁRVORE: JACARANDÁ-MIMOSO
ENTRE OS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO, A COPA DO JACARANDÁ-MIMOSO (JACARANDA MIMOSAEFOLIA) FICA COM UM EXUBERANTE COLORIDO AZUL-VIOLETA. SÃO AS FLORES QUE BROTAM INTENSAMENTE AO LONGO DOS RAMOS, QUANDO A ÁRVORE ESTÁ CADUCA.
MUITO CULTIVADA POR TODA A AMÉRICA DO SUL, A ESPÉCIE É NATIVA DA ARGENTINA E ATINGE ATÉ 15 METROS DE ALTURA. NÃO POR ACASO, O PAISAGISTA JULES CHARLES THAYS (1849/1934), O BURLE MARX ARGENTINO, USOU JACARANDÁS PARA ENFEITAR BUENOS AIRES (VER REFERÊNCIA/AGO'17).
NO BRASIL, SE DESENVOLVE EM REGIÕES DE CLIMA SUBTROPICAL, MAS TOLERA UM POUCO DE CALOR. REPRODUZ-SE POR SEMENTES E APRESENTA CRESCIMENTO RÁPIDO - EM APENAS DOIS ANOS ATINGE 2M.
terça-feira, 20 de março de 2018
sexta-feira, 16 de março de 2018
FLORES TROPICAIS: MARGARIDA-AFRICANA
ORIGINÁRIA DA ÁFRICA DO SUL, A MARGARIDA-AFRICANA (THE TRANSVAA DAISY) É UMA HERBÁCE QUE ATINGE DE 30 A 45CM DE ALTURA, PEDE SOL PLENO, SOLO DRENADO E ADUBAÇÃO MENSAL.
O BELÍSSIMO DIFERENCIAL DESSA ESPÉCIE É O FECHAMENTO DAS PÉTALAS À NOITE OU SOB CÉU ENCOBERTO. IDEAL PARA USO EM MACIÇOS OU VASOS.
terça-feira, 13 de março de 2018
TENDÊNCIA: URBAN JUNGLE | AS PLANTAS COMO ELEMENTOS DECORATIVOS
NA BUSCA POR UMA ATMOSFERA DOMICILIAR MAIS ACONCHEGANTE E LÚDICA, A TENDÊNCIA DO URBAN JUNGLE APOSTA NO USO DAS PLANTAS COMO ELEMENTOS DECORATIVOS. BELEZA E VARIEDADE DE FORMAS, TEXTURAS E CORES É O QUE NÃO FALTA.
JÁ PRESENTE NOS PROJETOS CORPORATIVOS MAIS RECENTES E ANTENADOS, O USO DAS PLANTAS TORNA OS AMBIENTES MAIS CONVIDATIVOS E SALUBRES - CONFORME A DENSIDADE DA MASSA VEGETAL, PODE-SE ATÉ CRIAR UM MICRO-CLIMA MAIS AMENO.