sexta-feira, 28 de junho de 2019
ÁRVORE: ORGULHO-DA-ÍNDIA
ESPÉCIE TROPICAL ORIGINÁRIA DA ÁSIA, A ORGULHO-DA-ÍNDIA (AMHERSTIA NOBILIS) PEDE MUITA UMIDADE, PLENO SOL E ESPAÇO PARA SUAS RAÍZES.
POR ISSO, SE CULTIVADA EM VASO NÃO SE DESENVOLVE NEM CONSEGUE FLORESCER. AS MUDAS DEMORAM DE 4 A 5 ANOS PARA A PRIMEIRA FLORADA E A PLANTA PODE ATINGIR ATÉ 20 METROS DE ALTURA.
terça-feira, 25 de junho de 2019
sexta-feira, 21 de junho de 2019
ARBUSTIVA: ÁRVORE-DA-FELICIDADE
Arbusto ou arvoreta de valor ornamental e cercada de misticismo, a árvore-da-felicidade (Polyscias Guilfoylei) tem duas espécies diferentes, porém muito parecidas, conhecidas como macho e fêmea.
Na crença popular, a dupla está associada à vitalidade, beleza e ao amor. Deve-se cultivar ambas juntas, no mesmo vaso,a ser posicionado no lado direito da casa ou do ambiente. Plantas de meia-sombra, se dão bem quando usadas em interiores.
A versão macho tem folhas grandes em forma de coração enquanto a fêmea tem folhas recortadas, finas e franjadas.
terça-feira, 18 de junho de 2019
sexta-feira, 14 de junho de 2019
ARBORETUM: ARBOLETUM DE BALAINE, NEVERS
DUAS HORAS DE CARRO AO SUL DE ORLÉANS, PRÓXIMO À NEVERS, ESTÁ O ARBORETUM DE BALAINE. DE PROPRIEDADE PRIVADA, É UMA DAS MAIS ANTIGAS COLEÇÕES DE ÁRVORES DA FRANÇA - FOI FUNDADO EM 1804 POR MADAME AGLAË ADANSON.
VÁRIAS GERAÇÕES DEPOIS, A HERDEIRA LOUISE COURTEUX ABRE SEU PARAÍSO PARTICULAR PARA VISITANTES E MANTÉM UMA PEQUENO VIVEIRO ESPECIALIZADO. ALAMEDAS SOMBREADAS SERPENTEIAM PELOS 45 ACRES DE VEGETAÇÃO LUXURIANTE, COM ANTIGAS ESPÉCIES ARBÓREAS EMOLDURADAS POR ARBUSTOS QUE FLORESCEM NA PRIMAVERA.
BANANEIRAS TROPICAIS, FRONDOSAS MAGNÓLIAS, CIPRESTES DA LOUISIANA, A JAPONESA CAKE TREE COM SEU AROMA DE DAR ÁGUA-NA-BOCA E TULIP TREES ESTÃO ENTRE AS MUITAS ESPÉCIES MANTIDAS PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.