segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENTRE ASPAS: BURLE MARX -JARDIM E ECOLOGIA 5

"DE UM PONTO DE VISTA ANTROPOCÊNTRICO, PODEMOS DIZER QUE A PLANTA FOI CRIADA PARA O HOMEM. É A MESMA CONCEPÇÃO JÁ CONSTANTE DA BÍBLIA. NO MUNDO EUROPEU, COM UMA FLORA ALTAMENTE DOMESTICADA, GUARDAVA O HOMEM UM RELATIVO EQUILÍBRIO EM RELAÇÃO À ÁRVORE E À FLORESTA. AO CONQUISTAR O NOVO MUNDO, A FLORESTA, SOBRETUDO A TROPICAL, ENCHEU-O DE PAVORES. ENTÃO CRIOU-SE NA SUA MENTE UMA NECESSIDADE DE ABRIR CLAREIRAS ESTRATÉGICAS E O COMPLEXO DE DERRUBAR, DE DESTRUIR, SE FOI SEDIMENTANDO. A NECESSIDADE DE ABRIR PASTOS E TERRAS DE CULTURA EXIGIU EXTENSAS DERRUBADAS. O CIVILIZADO PERFILHOU A COIVARA QUE O ÍNDIO FAZIA COM UMA TÉCNICA DE SUA AGRICULTURA NÔMADE. E A COIVARA SE AMPLIOU, SE FORTALECEU E HOJE É FEITA COM INTENSIDADE NUNCA ANTES ALCANÇADA -SOBRETUDO PORQUE OS MEIOS DE DESTRUIÇÃO APRIMORARAM-SE. UM DESSES MONSTROS MECÂNICOS PODE DSTRUIR, NUMA HORA, O TRABALHO DE MILÊNIOS DE EVOLUÇÃO.
É UM QUADRO MELANCÓLICO A QUE AS PESSOAS ESCLARECIDAS ASSISTEM IMPOTENTES, DIANTE DE UMA NECESSIDADE DE PROGRESSO MAL ORIENTADA. NÃO OBSTANTE TUDO ISSO, EXISTE AINDA UM MUNDO DE FORMAS VEGETAIS A PRESERVAR, MUNDO ESSE QUE ATÉ OS NOSSOS DIAS, PELA FALTA DE TÉCNICA E DE ESPECIALISTAS EM NÚMERO SUFICIENTE, PERMANECE AINDA DESCONHECIDO. MAS IMPLICAÇÕES MERCANTILISTAS DO NOSSO MODO DE VIVER FAZEM COM QUE SE TORNE POUCO COMPENSADORA A NOBRE TAREFA DE CULTIVAR, PRESERVAR E DISSEMINAR O TESOURO REPRESENTADO PELAS PLANTAS DA FLORA TROPICAL. O AUMENTO DESORDENADO DAS POPULAÇÕES FOMENTA PROBLEMAS DE EXTREMA GRAVIDADE, INCLUSIVE UM DÉFICIT DE CULTURA QUE FAZ DETERIORAR A ATITUDE COLETIVA DAS POPULAÇÕES FREBNTE ÀS QUESTÕES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, DE RESPEITO À ÁRVORE E DE COMPORTAMENTO NO JARDIM.
EM RELAÇÃO AO BINÔMIO HOMEM-PLANTA, A DEPENDÊNCIA É TÃO ESTREITA QUE, NÃO OBSTANTE AS INCOMPREEENSÕES TODAS, PERMANECE UM SENTIMENTO, UM DESEJO DE SUA PRESENÇA. TROCA-SE MUITAS VEZES, CONTUDO, A REALIDADE POR APARÊNCIAS -COMO É O CASO DAS PLANTAS E FLORES ARTIFICIAIS QUE INFESTAM OS MERCADOS EM NOSSOS DIAS. UM GRANDE HORTICULTOR DESSE PAÍS ENCERROU AS ATIVIDADES DE SUA MODELAR CHÁCARA POR NÃO SUPORTAR A CONCORRÊNCIA DOS FABRICANTES DAS PSEUDO-PLANTAS.
INSISTINDO MAIS NO TEMA DA DEVASTAÇÃO, MUITO MAIS GRAVE NOS PAÍSES TROPICAIS QUE NOS TEMPERADOS, TEMOS QUE SALIENTAR QUE UM DOS PRINCIPAIS EFEITOS RESIDE NAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, MICRO-CLIMÁTICAS E NA DESTRUIÇÃO DA RESERVA REPRESENTADA PELA FERTILIDADE DO SOLO. SOBRE ISSO SE INSTAURA A EXTINÇÃO DA FAUNA E A DESERTIFICAÇÃO DE EXTENSAS ÁREAS, DIFICILMENTE RECUPERÁVEIS. É UM ATENTADO À HUMANIDADE CONTRA AS FONTES DE VIDA E UMA FORMA DE DESTRUIÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURAS." (TRANSCRIÇÃO DE CONFERÊNCIA REALIZADA NA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFC EM 11/11/68)

Nenhum comentário:

Postar um comentário