terça-feira, 15 de março de 2016
FRUTÍFERA: ABACATEIRO
ÁRVORE FRUTÍFERA DE GRANDE PORTE QUE PODE ALCANÇAR ATÉ 20 METROS DE ALTURA, O ABACATEIRO ( PERSEA AMERICANA) É NATURAL DAS AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE - É UM INTEGRANTE FAMOSO DA CULINÁRIA MEXICANA. SEU TRONCO COM CASCA ACINZENTADA CHEGA A ATINGIR UM METRO DE DIÂMETRO AOS 30 ANOS.
AS FOLHAS SÃO LUSTROSAS, CORIÁCEAS, ELÍPTICAS E LANCEOLADAS DE COR VERDE ESCURA. AS FLORES, PEQUENAS E NUMEROSAS, SÃO HERMAFRODITAS E DE COR VERDE CLARA. OS FRUTOS SÃO GRANDES E PESADOS - VARIAM DE 220G A 1,4 KG! E PODEM TER FORMATOS E CORES DIFERENTES - DO TRADICIONAL VERDE DA VARIEDADE HASS, A MAIS POPULAR NO BRASIL, ATÉ O PRETO. EXISTEM MAIS DE 500 TIPOS NO MUNDO.
O ABACATE É UMA FRUTA RICA EM ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS (ÁCIDO OLEICO), VITAMINAS (A, COMPLEXO B, C E E), MINERAIS (FOSFATO, MAGNÉSIO, POTÁSSIO - MAIS QUE A BANANA- E, EM MENOR QUANTIDADE, FERRO), FIBRAS, ESTERÓIS, PROTEÍNAS...
SEU GRANDE BENEFÍCIO É A PROTEÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR. ISSO PORQUE O CONSUMO DA FRUTA PROPORCIONA UM DIMINUIÇÃO NA CONCENTRAÇÃO DE COLESTEROL LDL E AUMENTA A CONCENTRAÇÃO DO HDL. ALÉM DE POSSUIR UM ÓTIMO PERFIL ANTIOXIDANTE, EVITANDO DANOS ÀS CÉLULAS DO CORPO.
TAMBÉM BAIXA A CARGA GLICÊMICA E POSSUI AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA - ATUANDO NA MORTE DE CÉLULAS CANCEROSAS, COM ESTUDOS COMPROVANDO SUA EFICÁCIA EM CASOS DE MAMA E PRÓSTATA.
TAL QUAL O NOSSO TÍPICO CAJU, DELE TUDO SE APROVEITA: POLPA, CASCA E CAROÇO. A CASCA E A SEMENTE SÃO FONTES DE ANTIOXIDANTES NATURAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA EM SUBSTITUIÇÃO AOS SINTÉTICOS. JÁ O ÓLEO, EXTRAÍDO DA POLPA, ALÉM DE FINS ALIMENTÍCIOS ( O MESMO ÓLEO SAUDÁVEL ENCONTRADO NO AZEITE DE OLIVA), TEM IMPORTANTES FUNÇÕES PARA USOS TERAPÊUTICOS, DERMATOLÓGICOS E MEDICINAIS.
ENTÃO, SE VOCÊ DISPÕE DE ESPAÇO NO SEU JARDIM OU QUINTAL, A DICA É: PLANTE UM PÉ DE ABACATE! QUANTO AO FATO DE DEMORAR DEZ ANOS PARA FRUTIFICAR, AS NOVAS VARIEDADES COMERCIALIZADAS PRODUZEM EM QUATRO ANOS...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário