sexta-feira, 17 de novembro de 2017

CACTO: CACTO-ROSA

EXTREMAMENTE ATRATIVO, O CACTO-ROSA (PERESKIA GRANDFOLIA) É UM CACTO PRIMITIVO QUE NÃO PRECISOU DESENVOLVER TRONCOS CARNUDOS E ELIMINAR AS FOLHAS PARA SE PERPETUAR E CUJO PORTE, ENTRE 5 A 8 METROS DE ALTURA, O FAZ SER CONFUNDIDO COM UMA ÁRVORE.
OS ESPINHOS PONTIAGUDOS E PERIGOSOS, QUE SURGEM EM PEQUENOS GRUPOS, SÃO A PROVA INCONTESTE DE QUE SÃO CACTOS. ENTRE AS RAZÕES ESTÁ O FATO DE SER UMA ESPÉCIE ORIGINÁRIA DAS REGIÕES DE RESTINGA DO NORDESTE BRASILEIRO. OUTRA SERIA SUA INTENSA INFLORESCÊNCIA, ATRAINDO SEUS AGENTES POLINIZADORES.
AS FLORES ROSAS, COM 5CM DE DIÂMETRO E AROMA FORTE E ADOCICADO, SÃO VERDADEIROS IMÃS PARA INSETOS E BORBOLETAS, DESABROCHANDO MAIS INTENSAMENTE ENTRE OUTUBRO E DEZEMBRO.
OUTRO ATRATIVO É A FOLHAGEM. ALÉM DE GRANDES - CHEGAM A TER 10CM DE COMPRIMENTO -, SERVEM `ACULINÁRIA E À MEDICINA. POR CONTA DOS ESPINHOS, É ÓTIMA OPÇÃO PARA COMPOR CERCA-VIVA. O PLANTIO EM FILEIRA PEDE DE TRÊS A QUATRO MUDAS POR METRO LINEAR.
PLANTA DE SOL PLENO, PEDE SOLO BEM DRENADO. REGAS DUAS VEZES POR SEMANA NOS DOIS PRIMEIROS MESES. DEPOIS, SOMENTE QUANDO O SOLO ESTIVER SECO. PEDE PODAGEM PARA A CONTENÇÃO DOS RAMOS APÓS FLORAÇÃO.
APESAR DE SER UMA PLANTA RÚSTICA, É BOM FAZER UMA ADUBAÇÃO DE REFORÇO ANUAL PÓS-FLORAÇÃO, ASSOCIANDO À TERRA EM VOLTA DO TRONCO UMA MISTURA DE 2 KG DE HÚMUS DE MINHOCA COM 200 GRAMAS DE NPK 10-10-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário