quarta-feira, 22 de agosto de 2018

REFERÊNCIA: O JARDIM INGLÊS | PAISAGISMO COM VISÃO IDEALIZADA DA NATUREZA

O ESTILO DE PAISAGISMO CONHECIDO COMO 'JARDIM INGLÊS' SURGIU NA INGLATERRA NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII E ESPALHOU-SE PELA EUROPA, SUBSTITUINDO O FORMAL E SIMÉTRICO JARDIN À LA FRANÇAISE COMO PRINCIPAL OPÇÃO PAISAGÍSTICA DO VELHO CONTINENTE.
APRESENTANDO UMA VISÃO IDEALIZADA DA NATUREZA, TINHA POR INSPIRAÇÃO AS PINTURAS DE PAISAGENS DE ARTISTAS COMO CLAUDE LORRAIN E NICOLAS POUSSIN - ALÉM DOS JARDINS CHINESES, DESCRITOS ENTÃO PELOS VIAJANTES EUROPEUS.
O JARDIM INGLÊS USUALMENTE INCLUI UM LAGO, CANYONS E COLINAS GRAMADAS EM CONTRAPONTO À TRECHOS DE INTENSA ARBORIZAÇÃO; CONTA TAMBÉM COM RECRIAÇÕES DE TEMPLOS CLÁSSICOS (AS 'FOLLIES', ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS QUE DÃO UMA PITADA DE LUDICIDADE À PAISAGEM), RUÍNAS E PONTES, VISANDO A CRIAÇÃO DE UMA IDÍLICA PAISAGEM PASTORAL.
O ARQUITETO, PINTOR E DESIGNER WILLIAM KENT (1685-1748) E CHARLES BRIDGEMAN (1690-1738) FORAM OS PAIS DO JARDIM INGLÊS.
O TRABALHO DO PAISAGISTA LANCELOT 'CAPABILITY' BROWN (1716-1783) FOI PARTICULARMENTE INFLUENTE. ELIMINANDO ESTRUTURAS GEOMÉTRICAS, ALAMEDAS E CANTEIROS PRÓXIMOS ÀS CASAS, CRIOU VASTOS GRAMADOS EMOLDURADOS POR ÁRVORES QUE DAVAM IMPONÊNCIA E AMPLITUDE AO ESPAÇO - COMO EM BLENHEIM PALACE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário