terça-feira, 12 de março de 2019

ENTRE ASPAS: SELEÇÃO DE PLANTAS MARCARAM ÉPOCA

ANOS 1970 | A SAMAMBAIA ERA A GRANDE MODA - ATÉ PORQUE ERA UMA DAS POUCAS ESPÉCIES DISPONÍVEIS. SUA FOLHAGEM FARTA SE ESPARRAMOU POR VARANDAS, SALAS, COZINHAS, QUARTOS E BANHEIROS. SEJA PENDURADA EM GANCHOS NO TETO OU EM ARMAÇÕES FEITAS ESPECIALMENTE PARA ELA. NÃO EXISTIAM VIVEIROS E TAMPOUCO A PROFISSÃO DE PAISAGISTA.
ANOS 1980 | O FÍCUS DOMINA A DÉCADA, SEJA USADO DENTRO COMO FORA DE CASA. OS VIVEIROS COMEÇAM A SE ESTRUTURAR E OFERECER ALTERNATIVAS - AS MUDAS NÃO PRECISAM MAIS VIR DO JARDIM DO VIZINHO.
A ESSA ALTURA, BURLE MARX JÁ HAVIA CRIADO UMA OBRA QUE SERVIRIA DE REFERÊNCIA PARA AS GERAÇÕES DE PAISAGISTAS QUE VIRIAM. AS ESPÉCIES PLANTADAS EM JARDINS E VARANDAS, CONTUDO, AINDA CRESCIAM QUASE ALEATORIAMENTE.
ANOS 1990 | A DÉCADA É DOMINADA PELA ONIPRESENÇA DA BELA E ESCULTURAL PALMEIRA-FÊNIX - SEJA USADA AO AR LIVRE, SEJA CULTIVADA EM VASOS EM AMBIENTES INTERNOS. MARCA TAMBÉM A CONSOLIDAÇÃO DO PAISAGISTA COMO PROFISSIONAL REQUISITADO.
EM 1991 É FUNDADA A CIDADE DE HOLAMBRA, NO INTERIOR PAULISTA, QUE LOGO CONQUISTA O POSTO DE MAIOR PRODUTORA DE PLANTAS E FLORES DA AMÉRICA LATINA. A FALTA DE OPÇÕES DE ESPÉCIES JÁ NÃO ERA MAIS UM PROBLEMA...
ANOS 2000 | O BELO E SINUOSO BAMBU-MOSSÔ CAIU NO GOSTO GERAL NO INÍCIO DOS ANOS 2000. AO SER USADO EM AMBIENTES INTERNOS, CONTUDO, A ESCULTURAL PLANTA TINHA VIDA CURTA.
A ROTINA DAS GRANDES CIDADES FORTALECEU O CONCEITO DE QUE O BEM-ESTAR ESTÁ LIGADO À NATUREZA E TER UM JARDIM VIROU OBJETO DE DESEJO GERAL - E AS VARANDAS PASSARAM A SER ÁREA OBRIGATÓRIA NOS LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS. O ENTROSAMENTO ENTRE ARQUITETO E PAISAGISTA SE CONSOLIDA, E AMBOS PASSAM A TRABALHAR JUNTOS.
ANOS 2010 | TETO VERDE E JARDIM VERTICAL TORNAM-SE OS NOVOS OBJETOS DE DESEJO, PEGANDO CARONA NA IMPORTÂNCIA QUE A SUSTENTABILIDADE PASSOU A TER NA VIDA DAS PESSOAS. OS TETOS VERDES AINDA ENFRENTAM O EMPECILHO DO CUSTO INICIAL ELEVADO - É MAIS USUAL EM OBRAS RESIDENCIAIS DE ALTO PADRÃO OU PROJETOS CORPORATIVOS.
JÁ OS JARDINS VERTICAIS GANHARAM OS PAREDÕES DOS PRÉDIOS (COMO NO MINHOCÃO PAULISTA) E VIRARAM PARTE INTEGRANTE DA MAIORIA DOS PROJETOS DE GRANDE PORTE. MAS TAMBÉM GANHOU AS PAREDES DAS VARANDAS DOS APARTAMENTOS, NUMA SALUTAR BUSCA PELO MAIOR CONTATO COM A NATUREZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário