ORIGINÁRIO DE MADAGASCAR, O FLAMBOYANT (DELONIX REGINA) É CONSIDERADO, COM JUSTIÇA, UMA DAS ÁRVORES MAIS BONITAS DO MUNDO. FRONDOSA, ELA POSSUI TRONCO FORTE E RETORCIDO, PODENDO ALCANÇAR CERCA DE 12M DE ALTURA. SUA COPA É MUITA AMPLA, EM FORMA DE GUARDA-CHUVA E, USUALMENTE, É MAIS LARGA QUE A PRÓPRIA ALTURA DA ÁRVORE. AS FOLHAS SÃO BIPINADAS. AS INFLORESCÊNCIAS, EM RACEMOS, SURGEM QUANDO A ÁRVORE PERDE AS FOLHAS E SÃO COMPOSTAS POR FLORES GRANDES, VERMELHAS OU ALARANJADAS -DAÍ O NOME, FLAMEJANTE EM FRANCÊS.
DE RAÍZES AGRESSIVAS, COM PARTE DELAS ACIMA DA SUPERFÍCIE, PEDE ÁREAS EXTENSAS. É TOLERANTE À SALINIDADE DO SOLO (ADEQUANDO-SE AO LITORAL) E À ESTIAGEM -PORÉM NÃO TOLERA FRIO INTENSO. DE CRESCIMENTO RÁPIDO, À TAXA ANUAL DE 1,5M ATÉ A IDADE ADULTA, É UMA BELA OPÇÃO DE DESTAQUE EM QUALQUER JARDIM.
MANTIDA PODADA, PODE CONFORMAR UMA DIFERENCIADA SEBE ARBUSTIVA, COMO ILUSTRA A SEGUNDA FOTO, PREENCHENDO O CANTEIRO LATERAL NA VIA DE ACESSO À EDIFICAÇÃO.
Olá,
ResponderExcluirtenho um flamboyant que já tem uns 10 anos, é enorme, mas nunca fica assim cheio de flores, dá uma florzinha e pronto. sabem dizer o possível motivo ? Como resolvo isso ?
obrigada.
Jô Cortez
leve uma mostra de terra na casa da agricultura de sua cidade e peça para medirem o PH , provavelmente a terra está àcida e ou pobre de matéria orgânica. Deve -se corrigi-los.
ResponderExcluirAbx