terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
FOTOGRAFIA: DA BELEZA DA CHUVA
O FOTÓGRAFO FRANCÊS CHRISTOPHE JACROT ESCOLHEU CAPTAR O MUNDO SUBLIMANDO-O. É O QUE ELE FAZ COM A SÉRIE QUE RETRATA GRANDES CENTROS URBANOS COMO NOVA YORK, PARIS E HONG KONG SOB A CHUVA. "GOSTO DO CLIMA ROMÂNTICO DA CHUVA, DA NEVE, DO 'MAU TEMPO'. PARA MIM, ELES FORMAM UM CENÁRIO MARAVILHOSO, UM MUNDO VISUAL INEXPLORADO, ALTAMENTE SUGESTIVO E RICO DE LUZES SUTIS", JUSTIFICA -COMO SE PRECISO FOSSE! E O CABRA NEM É CEARENSE...
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
ESCULTÓRICA: PATA-DE-ELEFANTE
PLANTA ARBUSTIVA DE TEXTURA SEMI-LENHOSA E ASPECTO ESCULTURAL, A PATA-DE-ELEFANTE (BEAUCARNEA RECURVATA), PODE ALCANÇAR ATÉ 5M DE ALTURA. SEU TRONCO, GERALMENTE ÚNICO, TEM A BASE DILATADA PARA O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA - A ESPÉCIE É ORIGINÁRIA DO MÉXICO.
AS FOLHAS TEM O ASPECTO DE CABELEIRA, DISPOSTAS EM DENSOS TUFOS NAS EXTREMIDADES DOS RAMOS E SÃO CORIÁCEAS, ACHATADAS, LONGAS E RECURVADAS. MUITO USADA EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS, É CARA E DEVE SER CULTIVADA A SOL PLENO OU MEIA-LUZ, EM SOLO FÉRTIL. RÚSTICA, SUPORTA O CALOR OU FRIO MAS NÃO TOLERA O ENCHARCAMENTO.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
TOPIARIA: FICUS
USADO MUITO EM AMBIENTES INTERNOS E NA TOPIARIA, O FICUS (FICUS BENJAMINA) É UMA ÁRVORE BEM POPULAR. RÚSTICA, TEM O CAULE ACINZENTADO E SINUOSO. AS RAÍZES SÃO GROSSAS, PROFUNDAS, LONGAS E INVASIVAS, CAPAZES DE ESTOURAR TUBULAÇÕES, ABALAR ALICERCES E DEFORMAR CALÇADAS. NADA QUE O TUTORAMENTO DA ÁRVORE NÃO RESOLVA. AS FOLHAS BROTAM DE RAMOS PENDULARES E SÃO MIÚDAS E BRILHANTES. APESAR DE SER DE CRESCIMENTO MODERADO, PODE ATINGIR ATÉ 30M DE ALTURA. QUANDO PLANTADA EM VASOS, PODE SER CONDUZIDA COMO ARVORETA OU ARBUSTO E MOSTRA-SE SENSÍVEL À DESLOCAMENTOS, EXCESSOS DE ÁGUA, AR CONDICIONADO... POR SUAS CARACTERÍSTICAS, É BASTANTE USADA TAMBÉM NA ARTE DO BONSAI.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
MOBILIÁRIO: COMPONÍVEL GRASS
O CONCEITO POR TRÁS DO COMPONÍVEL GRASS (BUTZE -MÓVEIS PARA O LAZER), É FRUTO DE UMA PROPOSTA DE AMBIENTAÇÃO DINÂMICA E INTEGRADA CRIADA PELO DESIGNER ALAIN BLATCHÉ. COM APENAS 3 PEÇAS DIFERENTES É POSSÍVEL CRIAR INÚMERAS COMPOSIÇÕES. A LINHA É FORMADA DE SOFISTICADAS CHAISES E POLTRONAS MODULADAS, QUE SE ENCAIXAM COM PERFEIÇÃO E MUDAM DE USO CONFORME A NECESSIDADE -PARTE DE UMA POLTRONA VIRA MESA, A CHAISE VIRA POLTRONA...
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
DESTAQUE LÁ: BOSQUE VERTICAL EM MILANO
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
TENDÊNCIA: JARDINS VERTICAIS
A ESCASSEZ DE ESPAÇO E O DESEJO DE TER O VERDE POR PERTO LEVARAM À DISSEMINAÇÃO DOS JARDINS VERTICAIS. TENDÊNCIA MUNDIAL, ELES USAM PLANTAS PENDENTES QUE ORIGINAM BELOS EFEITOS VISUAIS. UM EXEMPLO DESSA AMPLA DIFUSÃO? A CADEIA AMERICANA DESIGN WITHIN REACH CONTA COM UM SISTEMA QUE É SUCESSO DE VENDAS: O WALLY POCKET WALL SYSTEM.
COMUM NOS PÁTIOS INTERNOS PARISIENSES, ONDE AS TREPADEIRAS RECOBREM AS PAREDES, O JARDIM VERTICAL VIROU ELEMENTO DE DESTAQUE OBRIGATÓRIO EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS DE SHOPPING CENTERS, LOJAS, RESIDÊNCIAS, RESTAURANTES -COMO O DA FILIAL PAULISTANA DA REDE INGLESA PING PONG. OU NA SEDE DA DIESEL, EM MILÃO. UMA TENDÊNCIA QUE, COM CERTEZA, VEIO PRA FICAR.
COMUM NOS PÁTIOS INTERNOS PARISIENSES, ONDE AS TREPADEIRAS RECOBREM AS PAREDES, O JARDIM VERTICAL VIROU ELEMENTO DE DESTAQUE OBRIGATÓRIO EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS DE SHOPPING CENTERS, LOJAS, RESIDÊNCIAS, RESTAURANTES -COMO O DA FILIAL PAULISTANA DA REDE INGLESA PING PONG. OU NA SEDE DA DIESEL, EM MILÃO. UMA TENDÊNCIA QUE, COM CERTEZA, VEIO PRA FICAR.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
PENDENTE: ASPARGO-PENDENTE
IDEAL PARA PLANTAR EM JARDINEIRAS E VASOS SUSPENSOS, VALORIZANDO SUA FOLHAGEM PENDENTE DELICADA -SENDO UMA DAS ESPÉCIES MAIS USADAS EM JARDINS VERTICAIS. COMO O ASPARGO-PLUMA , O ASPARGO-PENDENTE (ASPARGUS DENSIFLORUS SPRENGERI) APRESENTA AS FOLHAS VERDADEIRAS TRANSFORMADAS EM ESPINHOS, ENQUANTO AS PSEUDO-FOLHAS TEM O FORMATO DE AGULHAS. DE FLORAÇÃO PERENE (DISCRETAS E PEQUENAS FLORES BRANCAS), PRODUZ TAMBÉM FRUTOS VERMELHOS E PEDEM CULTIVO À MEIA-SOMBRA, EM TERRA RICA DE MATÉRIA ORGÂNICA.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
DESTAQUE CÁ: POMAR URBANO NA MARGINAL PINHEIROS
FRUTO DA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, INICIATIVA PRIVADA E EMPRESAS PÚBLICAS, O PROJETO POMAR URBANO CHEGA AO 11o. ANIVERSÁRIO -FOI CRIADO PELO ENTÃO GOVERNADOR MÁRIO COVAS NUMA INICIATIVA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E REINTEGRAÇÃO DO RIO PINHEIROS À CIDADE.
O PROJETO PAISAGÍSTICO ENFRENTOU O DESAFIO DE RESGATAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DAS MARGENS DO RIO, ADEQUANDO-AS ÀS CONDIÇÕES ATUAIS. ENTRE AS ESPÉCIES SELECIONADAS, A PALMEIRA JERIVÁ (ÁRVORE NATIVA SÍMBOLO DO POMAR), VEGETAÇÃO ARBUSTIVA RESISTENTE ÀS CONDIÇÕES LOCAIS E ÁRVORES DE MÉDIO PORTE, ELEITAS POR NÃO INTERFERIREM NA FIAÇÃO AÉREA: GOAIBEIRAS, CEREJEIRAS, MANACÁS, IPÊS, QUARESMEIRAS...
O RESULTADO? APESAR DOS ODORES REPULSIVOS QUE AINDA EMANAM DO RIO, O PROJETO ATRAIU A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO, QUE PASSOU A CUIDAR DESSA ÁREA. ANTES TRATADAS COM UMA 'TERRA DE NINGUÉM', AS MARGENS DO RIO AGORA SÃO PROPRIEDADE DA CIDADE.