terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FOTOGRAFIA: DA BELEZA DA CHUVA








O FOTÓGRAFO FRANCÊS CHRISTOPHE JACROT ESCOLHEU CAPTAR O MUNDO SUBLIMANDO-O. É O QUE ELE FAZ COM A SÉRIE QUE RETRATA GRANDES CENTROS URBANOS COMO NOVA YORK, PARIS E HONG KONG SOB A CHUVA. "GOSTO DO CLIMA ROMÂNTICO DA CHUVA, DA NEVE, DO 'MAU TEMPO'. PARA MIM, ELES FORMAM UM CENÁRIO MARAVILHOSO, UM MUNDO VISUAL INEXPLORADO, ALTAMENTE SUGESTIVO E RICO DE LUZES SUTIS", JUSTIFICA -COMO SE PRECISO FOSSE! E O CABRA NEM É CEARENSE...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ESCULTÓRICA: PATA-DE-ELEFANTE




PLANTA ARBUSTIVA DE TEXTURA SEMI-LENHOSA E ASPECTO ESCULTURAL, A PATA-DE-ELEFANTE (BEAUCARNEA RECURVATA), PODE ALCANÇAR ATÉ 5M DE ALTURA. SEU TRONCO, GERALMENTE ÚNICO, TEM A BASE DILATADA PARA O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA - A ESPÉCIE É ORIGINÁRIA DO MÉXICO.

AS FOLHAS TEM O ASPECTO DE CABELEIRA, DISPOSTAS EM DENSOS TUFOS NAS EXTREMIDADES DOS RAMOS E SÃO CORIÁCEAS, ACHATADAS, LONGAS E RECURVADAS. MUITO USADA EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS, É CARA E DEVE SER CULTIVADA A SOL PLENO OU MEIA-LUZ, EM SOLO FÉRTIL. RÚSTICA, SUPORTA O CALOR OU FRIO MAS NÃO TOLERA O ENCHARCAMENTO.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

TOPIARIA: FICUS




USADO MUITO EM AMBIENTES INTERNOS E NA TOPIARIA, O FICUS (FICUS BENJAMINA) É UMA ÁRVORE BEM POPULAR. RÚSTICA, TEM O CAULE ACINZENTADO E SINUOSO. AS RAÍZES SÃO GROSSAS, PROFUNDAS, LONGAS E INVASIVAS, CAPAZES DE ESTOURAR TUBULAÇÕES, ABALAR ALICERCES E DEFORMAR CALÇADAS. NADA QUE O TUTORAMENTO DA ÁRVORE NÃO RESOLVA.
AS FOLHAS BROTAM DE RAMOS PENDULARES E SÃO MIÚDAS E BRILHANTES. APESAR DE SER DE CRESCIMENTO MODERADO, PODE ATINGIR ATÉ 30M DE ALTURA. QUANDO PLANTADA EM VASOS, PODE SER CONDUZIDA COMO ARVORETA OU ARBUSTO E MOSTRA-SE SENSÍVEL À DESLOCAMENTOS, EXCESSOS DE ÁGUA, AR CONDICIONADO... POR SUAS CARACTERÍSTICAS, É BASTANTE USADA TAMBÉM NA ARTE DO BONSAI.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MOBILIÁRIO: COMPONÍVEL GRASS






O CONCEITO POR TRÁS DO COMPONÍVEL GRASS (BUTZE -MÓVEIS PARA O LAZER), É FRUTO DE UMA PROPOSTA DE AMBIENTAÇÃO DINÂMICA E INTEGRADA CRIADA PELO DESIGNER ALAIN BLATCHÉ. COM APENAS 3 PEÇAS DIFERENTES É POSSÍVEL CRIAR INÚMERAS COMPOSIÇÕES. A LINHA É FORMADA DE SOFISTICADAS CHAISES E POLTRONAS MODULADAS, QUE SE ENCAIXAM COM PERFEIÇÃO E MUDAM DE USO CONFORME A NECESSIDADE -PARTE DE UMA POLTRONA VIRA MESA, A CHAISE VIRA POLTRONA...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DESTAQUE LÁ: BOSQUE VERTICAL EM MILANO



PROJETO DO BOERI STUDIO, ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO, EM MILÃO, O PRIMEIRO EDÍFICIO (NA VERDADE DUAS TORRES RESIDENCIAIS) QUE PROMOVE A INTERAÇÃO TOTAL ENTRE PAISAGISMO E A FACHADA, DEFININDO, ARQUITETÔNICAMENTE, A PROPOSTA. É AGUARDAR PARA VÊ...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TENDÊNCIA: JARDINS VERTICAIS

A ESCASSEZ DE ESPAÇO E O DESEJO DE TER O VERDE POR PERTO LEVARAM À DISSEMINAÇÃO DOS JARDINS VERTICAIS. TENDÊNCIA MUNDIAL, ELES USAM PLANTAS PENDENTES QUE ORIGINAM BELOS EFEITOS VISUAIS. UM EXEMPLO DESSA AMPLA DIFUSÃO? A CADEIA AMERICANA DESIGN WITHIN REACH CONTA COM UM SISTEMA QUE É SUCESSO DE VENDAS: O WALLY POCKET WALL SYSTEM.

COMUM NOS PÁTIOS INTERNOS PARISIENSES, ONDE AS TREPADEIRAS RECOBREM AS PAREDES, O JARDIM VERTICAL VIROU ELEMENTO DE DESTAQUE OBRIGATÓRIO EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS DE SHOPPING CENTERS, LOJAS, RESIDÊNCIAS, RESTAURANTES -COMO O DA FILIAL PAULISTANA DA REDE INGLESA PING PONG. OU NA SEDE DA DIESEL, EM MILÃO. UMA TENDÊNCIA QUE, COM CERTEZA, VEIO PRA FICAR.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PENDENTE: ASPARGO-PENDENTE




IDEAL PARA PLANTAR EM JARDINEIRAS E VASOS SUSPENSOS, VALORIZANDO SUA FOLHAGEM PENDENTE DELICADA -SENDO UMA DAS ESPÉCIES MAIS USADAS EM JARDINS VERTICAIS. COMO O ASPARGO-PLUMA , O ASPARGO-PENDENTE (ASPARGUS DENSIFLORUS SPRENGERI) APRESENTA AS FOLHAS VERDADEIRAS TRANSFORMADAS EM ESPINHOS, ENQUANTO AS PSEUDO-FOLHAS TEM O FORMATO DE AGULHAS. DE FLORAÇÃO PERENE (DISCRETAS E PEQUENAS FLORES BRANCAS), PRODUZ TAMBÉM FRUTOS VERMELHOS E PEDEM CULTIVO À MEIA-SOMBRA, EM TERRA RICA DE MATÉRIA ORGÂNICA.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DESTAQUE CÁ: POMAR URBANO NA MARGINAL PINHEIROS









FRUTO DA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, INICIATIVA PRIVADA E EMPRESAS PÚBLICAS, O PROJETO POMAR URBANO CHEGA AO 11o. ANIVERSÁRIO -FOI CRIADO PELO ENTÃO GOVERNADOR MÁRIO COVAS NUMA INICIATIVA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E REINTEGRAÇÃO DO RIO PINHEIROS À CIDADE.

O PROJETO PAISAGÍSTICO ENFRENTOU O DESAFIO DE RESGATAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DAS MARGENS DO RIO, ADEQUANDO-AS ÀS CONDIÇÕES ATUAIS. ENTRE AS ESPÉCIES SELECIONADAS, A PALMEIRA JERIVÁ (ÁRVORE NATIVA SÍMBOLO DO POMAR), VEGETAÇÃO ARBUSTIVA RESISTENTE ÀS CONDIÇÕES LOCAIS E ÁRVORES DE MÉDIO PORTE, ELEITAS POR NÃO INTERFERIREM NA FIAÇÃO AÉREA: GOAIBEIRAS, CEREJEIRAS, MANACÁS, IPÊS, QUARESMEIRAS...

O RESULTADO? APESAR DOS ODORES REPULSIVOS QUE AINDA EMANAM DO RIO, O PROJETO ATRAIU A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO, QUE PASSOU A CUIDAR DESSA ÁREA. ANTES TRATADAS COM UMA 'TERRA DE NINGUÉM', AS MARGENS DO RIO AGORA SÃO PROPRIEDADE DA CIDADE.