sexta-feira, 30 de junho de 2017
PARQUE URBANO: APÓS 40 ANOS, PARQUE DO COCÓ É REGULAMENTADO COM 15 KM²
QUARENTA APÓS O HISTÓRICO PIQUENIQUE ECOLÓGICO EM PROTESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO NA ATUAL ÁREA DO PARQUE ADAHIL BARRETO, NO BAIRRO SÃO JOÃO DO TAUAPE, O PARQUE DO COCÓ TEVE SUA REGULAMENTAÇÃO POLIGONAL DEFINITIVA EFETIVADA NO ÚLTIMO DIA 04/06.
SEUS 1.571 HECTARES, QUE CORRESPONDEM A POUCO MAIS DE 15 KM², SERÃO ADEQUADOS COMO UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL SEGUNDO O SISTEMA NACIONAL (SNUC). COM O NOVO DECRETO, O PARQUE SERÁ UM DOS MAIORES DA AMÉRICA LATINA E O QUARTO MAIOR DO PAÍS - ATRÁS DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, RJ (12.500 HECTARES); PQ. ESTADUAL DA CANTAREIRA, SP (7.916 HECTARES) E PQ. NACIONAL DA TIJUCA, RJ (3.958 HECTARES).
DO PONTO DE VISTA DA ÁREA, O PARQUE DO COCÓ PROTEGE TODO O RIO COCÓ, QUE TEM 24 KM DE EXTENSÃO, EM FORTALEZA. COM A REGULAMENTAÇÃO, FRUTO DE UM ACORDO ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL, OS DESAFIOS AUMENTAM. ENTRE ELES, A DESPOLUIÇÃO DO CURSO D'ÁGUA. UM PLANO DE MANEJO REGIRÁ A CONSERVAÇÃO DO PARQUE, ESTABELECENDO AS NORMAS A SERÃO OBEDECIDAS EM SEU TERRITÓRIO.
terça-feira, 27 de junho de 2017
GENTILEZA URBANA: PERFUMANDO IPANEMA COM DAMAS-DA-NOITE E LÍRIOS-DA-PAZ
MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO QUADRILÁTERO DE CHARME, QUE CONGREGA COMERCIANTES INSTALADOS NA ÁREA ENTRE AS RUAS ANÍBAL DE MENDONÇA E JOANA ANGÉLICA, ORGULHAM-SE DE TER INICIADO A MODA DO CULTIVO DE ORQUÍDEAS EM ÁRVORES NO RIO (VER GENTILEZA URBANA/MAIO'2013).
EM OUTRA INVESTIDA DE PURA GENTILEZA URBANA, A ONDA AGORA É PERFUMAR IPANEMA: OS CANTEIROS DO ESTILOSO BAIRRO ESTÃO SENDO PLANTADOS COM DAMAS-DA-NOITE , QUE EXALAM UM DOCE AROMA AO ENTARDECER, E LÍRIOS-DA-PAZ. AS PRIMEIRAS MUDAS, NA ESQUINA DA ANÍBAL DE MENDONÇA COM A VISCONDE DE PIRAJÁ, SE ADAPTARAM BEM... (FONTE: VEJA RIO)
sexta-feira, 23 de junho de 2017
REFERÊNCIA: FRANS KRAJCBERG, O 'POETA DOS VESTÍGIOS' É UM ARTISTA SEM FRONTEIRAS
AOS 96 ANOS, FRANS KRAJCBERG, O ARTISTA SEM FRONTEIRA, VIVE EM NOVA VIÇOSA, PEQUENA CIDADE DO SUL DA BAHIA QUE AS BALEAIS-JUBARTE ELEGERAM COMO DESTINO ANUAL DE INVERNO E QUE ELE ESCOLHEU COMO SUA CASA DEFINITIVA.
"SOU UM HOMEM DO MUNDO. NASCI E TENHO O DIREITO DE VIVER NELE", DIZ KRAJCBERG, QUE CRESCEU NA POLÔNIA, PERDEU A FAMÍLIA NA GUERRA E CHEGOU AQUI AOS 27 ANOS, SOZINHO E COM MEDO DAS PESSOAS. "NA HUNGRIA, VI UMA MONTANHA DE LIXO NUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO. CHEGUEI MAIS PERTO E ERAM CORPOS EMPILHADOS." TAMANHO HORROR EXPLICA SUA FELICIDADE AO CONHECER A NATUREZA BRASILEIRA. " ELA ME SALVOU. SORRIA PARA MIM E NUNCA PERGUNTAVA DE ONDE EU VINHA OU QUE RELIGIÃO TINHA. FOI QUANDO DESCOBRI A VIDA". AO VER O MANGUE PELA PRIMEIRA VEZ, COM SUAS ÁRVORES QUE PARECEM ESTAR EM MOVIMENTO, FICOU DESLUMBRADO:" PUXA! QUANTA RIQUEZA DE FORMAS O HOMEM AINDA NÃO INVENTOU."
O ARTISTA MORA NUM RESQUÍCIO DE MATA ATLÂNTICA COM O MAR NO QUINTAL E FAZ DA SUA ARTE PUNJENTE UM GRITO DE REVOLTA.
VIVE A 7 METROS DO CHÃO, NUMA CASA MONÁSTICA CONSTRUÍDA NA ÁRVORE (UM TRONCO DE PEQUI DE 2,60 M DE DIÂMETRO) , EM CUJA CONCEPÇÃO FOI AJUDADO PELO AMIGO ARQUITETO ZANINE CALDAS. ZANINE SONHAVA TRANSFORMAR NOVA VIÇOSA NUMA CAPITAL CULTURAL E O CONVIDOU PARA O SÍTIO NATURA EM 1972. A UTOPIA DE ZANINE CHEGOU A REUNIR NOMES COMO CHICO BUARQUE, OSCAR NIEMEYER E DORIVAL CAYMMI. SÓ KRAJCBERG FICOU.
AO TRANSFORMAR TRONCOS E GALHOS CALCINADOS EM ESCULTURAS, KRAJCBERG PROTESTA DIANTE DO QUE CHAMA BARBÁRIE DO HOMEM CONTRA O HOMEM E DO HOMEM CONTRA A NATUREZA. "QUERO QUE MINHAS OBRAS SEJAM UM REFLEXO DAS QUEIMADAS. POR ISSO, USO AS MESMAS CORES: VERMELHO E PRETO, FOGO E MORTE."
EM 1987, O CINEASTA WALTER SALLES O CONHECEU DURANTE AS FILMAGENS DE 'KRAJCBERG, O POETA DOS VESTÍGIOS' E TORNARAM-SE GRANDES AMIGOS. "ELE É UM ARTISTA ÚNICO E RADICAL, QUE SUSCITA REFLEXÕES, DIÁLOGOS E A REAÇÃO VISCERAL DAS PESSOAS", ATESTA SALLES. NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA, UM ESPAÇO QUE LEVA O NOME DO ARTISTA EXIBE UMA AMOSTRA DESSA ARTE SEM IGUAL.
terça-feira, 20 de junho de 2017
sexta-feira, 16 de junho de 2017
ORQUÍDEA: VUYLSTEKEARA CAMBRIA
NO UNIVERSO RICO DAS ORQUÍDEAS NÃO FALTAM CORES, FORMAS E PERFUMES PARA SEDUZIR OS AMANTES DA NATUREZA. COMO A BELA VUYLSTEKEARA CAMBRIA.
ORIUNDA DA UNIÃO DAS ESPÉCIES COCHLIODA, MILTONIA E ODONTOGLOSSUM, A BELA E EXUBERANTE FLOR TEM PINTAS NOS TONS VERMELHO E MARROM A COLORIR SUAS PÉTALAS.
terça-feira, 13 de junho de 2017
FORRAÇÃO: MARANTA VARIEGADA
ORIGINÁRIA DO NOSSO CONTINENTE, A MARANTA VARIEGADA É UMA PLANTA PERENE DE FOLHAGEM COM ELEVADO VALOR ORNAMENTAL. COM CERCA DE 80 CM DE ALTURA, APRESENTA FOLHAS GRANDES, CORIÁCEAS E GLABRAS, COM UMA COMBINAÇÃO DE CORES INUSITADA E BELA. VERDES COM MANCHAS NOS TONS VERDE-ESCURO, BRANCO E PRATEADO NA FACE SUPERIOR, AS FOLHAS DA TEM A FACE INFERIOR NO TOM AVERMELHADO ESCURO. JÁ AS FLORES, BRANCAS E EM ESPIGAS, NÃO TEM VALOR ORNAMENTAL. EXCELENTE FORRAÇÃO, A MARANTA VARIEGADA PEDE MEIA SOMBRA - O QUE A TORNA IDEAL PARA USO SOB A COPA DE ÁRVORES, EM RENQUES JUNTO AO MURO OU EM VASOS PARA USO EM INTERIORES.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
DESTAQUE LÁ: JARDIN EXOTIQUE DE MÔNACO, MÔNACO
JEAN GASTAND CRIOU O JARDIN EXOTIQUE DE MONACO EM 1933 USANDO CACTOS E SUCULENTAS PERTENCENTES À UMA COLEÇÃO INICIADA EM 1895. A MATURIDADE DAS PLANTAS, PORTANTO, É O GRANDE DIFERENCIAL DO JARDIM, QUE CONTA COM MAIS DE MIL VARIEDADES.
OCUPANDO UMA ÁREA DE 3 ACRES NO TOPO DE UM ROCHEDO, AS PLANTAS FORAM INCORPORADAS ÀS SUPERFÍCIES ROCHOSAS COMO SE NATIVAS FOSSEM. E ESPÉCIES USUALMENTE CULTIVADAS EM PEQUENOS VASOS ALI SE DESENVOLVERAM EM TODO O SEU ESPLENDOR, ATINGINDO O TAMANHO DE ÁRVORES.
DO PLATÔ PANORÂMICO SE DESCORTINA O ROCHEDO DE MÔNACO (COM A CIDADE VELHA NO TOPO), O PORTO, MONTE CARLO E ATÉ A ITÁLIA. SOB O PITORESCO JARDIM HÁ UMA CAVERNA VISITÁVEL E UM MUSEU DE ARQUEOLOGIA.
Assinar:
Postagens (Atom)