segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PROJETO: INSTITUTO ROCHA LIMA -JARDIM FRONTAL








O PROJETO DE PAISAGISMO PARA O JARDIM FRONTAL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO INFANTIL TIROU PARTIDO DAS ESPÉCIES EXISTENTES NO TERRENO. OS DOIS PÉS DE FLAMBOYANT DISTRIBUÍDOS AO LONGO DO ACESSO PRINCIPAL FORAM VALORIZADOS COM A RETIRADA DAS DEMAIS ESPÉCIES ALI EXISTENTES, SUBSTITUÍDAS POR MUDAS PARA DEFINIR UMA ALÉIA COM A BELA ÁRVORE DE FLORES VERMELHAS.

O MESMO PROCESSO DE DEPURAÇÃO VALORIZOU O CONJUNTO DE PALMEIRAS ARECA-BAMBU ADULTAS QUE ORNAM O CANTEIRO FRONTAL DA INSTITUIÇÃO. AO LONGO DE QUASE QUARENTA METROS, ELAS FORAM VALORIZADAS POR UMA FORRAÇÃO BAIXA MAS VOLUMOSA DE PACOVÁS, FORMANDO UM LEITO DE UM VERDE INTENSO. NA EXTREMIDADE LESTE DESSE CANTEIRO, JUNTO À SINGELA CAPELA, A BELEZA ESCULTURAL DE UMA PALMEIRA BURITI FOI IGUALMENTE VALORIZADA. O ACESSO PRINCIPAL, NO EIXO DA EDIFICAÇÃO, TEVE A ESCADA CURVA EMOLDURADA POR UM PAR DE PALMEIRAS ARECA-BAMBU EM VASOS.

NA PRAÇA INTERNA, UM NOVO QUIOSQUE COBERTO COM UM PERGOLADO DE CONCRETO SERÁ TOMADO POR TREPADEIRAS ALAMANDA PLANTADAS EM VASOS PIRAMIDAIS ALTOS. NOS QUATRO CANTOS DO ESPAÇO, MACIÇOS DE ARECA-BAMBU DESTACAM-SE NO GRAMADO (GRAMA ESMERALDA). NO ACESSO AO QUISOQUE, A ÁRVORE BRASILEIRINHA OU ERITRINA VERDE-AMARELA FOI VALORIZADA, JUNTAMENTE COM A FORRAÇÃO DE TREPADEIRA CARA-DE-CAVALO. RENQUES DE PACOVÁ CONTORNAM A RUA INTERNA, DELIMITANDO O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA. NO ENTORNO, ÁRVORES DIVERSAS: NIM, COQUEIROS E MANGUERAIS TORNAM O ESPAÇO BEM APRAZÍVEL.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ESPECIAL: AS AMENDOEIRAS DO RIO



ALGUMAS CIDADES SÃO LEMBRADAS POR SUAS ÁRVORES: OS PLÁTANOS DE PARIS, AS MANGUEIRAS DE BELÉM DO PARÁ, AS AMENDOEIRAS DO RIO... LÁ, ELAS ESTÃO POR TODA PARTE, E, NO LEBLON EM PARTICULAR, ESTÃO PRATICAMENTE EM TODAS AS RUAS. DUAS TEORIAS JUSTIFICARIAM ESSA PREDOMINÂNCIA VEGETAL: AS SEMENTES DA ÁRVORE VIERAM PARA CÁ MISTURADAS À TERRA USADA PARA FAZER LASTRO NOS NAVIOS E, GRAÇAS À GRANDE RESISTÊNCIA À SALINIDADE, TERIAM GERMINADO NO LITORAL. OUTRA TEORIA REMETE À SAUDADE QUE OS NOBRES PORTUGUESES TINHAM DO OUTONO EUROPEU, O QUE LEVOU A DISSEMINAÇÃO DA ESPÉCIE, SEMELHANTE AO PLÁTANO, PELA RUAS E PARQUES CARIOCAS. NÃO POR ACASO, FOI TAMBÉM USADA NO ENTORNO DA PRAÇA PARIS, QUANDO ESTA FOI INAUGURADA EM 1929.

ORIGINÁRIAS DA MALÁSIA E DE MADAGASCAR, AS AMENDOEIRAS ( TERMINALIA CATTAPA) ALCANÇAM ENTRE 12 E 15 DE ALTURA. COM O TRONCO ROBUSTO E ERETO, APRESENTA UMA COPA FRONDOSA QUE SE DESENVOLVE EM CAMADAS HORIZONTAIS, ADQUIRINDO UMA FORMAÇÃO MEIO PIRAMIDAL. POR CONTA DAS RAÍZES INVASIVAS, NÃO É RECOMENDADA PARA ADORNAR PASSEIOS, PEDINDO ESPAÇOS MAIS GENEROSOS. DESDE A DÉCADA PASSADA, POR SINAL, O DEPARTAMENTO DE PARQUES E JARDINS DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO SE RECUSA A REPLANTÁ-LAS. OUTRA QUEIXA SE REFERE AS FOLHAS CAÍDAS QUE ACABAM ENTUPINDO OS BUEIROS -EMBORA O VISUAL PROPORCIONADO PELAS FOLHAS VERMELHAS (ANTES E DEPOIS DA QUEDA), JUNTAMENTE COM O AROMA INCONFUNDÍVEL QUE AS ÁRVORES EXALAM COMPENSAM QUALQUER DISSABOR QUE POSSAM CAUSAR.
(FONTE: REVISTA FLORENSE 30, INVERNO)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ÁRVORE: FLAMBOYANT

ORIGINÁRIO DE MADAGASCAR, O FLAMBOYANT (DELONIX REGINA) É CONSIDERADO, COM JUSTIÇA, UMA DAS ÁRVORES MAIS BONITAS DO MUNDO. FRONDOSA, ELA POSSUI TRONCO FORTE E RETORCIDO, PODENDO ALCANÇAR CERCA DE 12M DE ALTURA. SUA COPA É MUITA AMPLA, EM FORMA DE GUARDA-CHUVA E, USUALMENTE, É MAIS LARGA QUE A PRÓPRIA ALTURA DA ÁRVORE. AS FOLHAS SÃO BIPINADAS. AS INFLORESCÊNCIAS, EM RACEMOS, SURGEM QUANDO A ÁRVORE PERDE AS FOLHAS E SÃO COMPOSTAS POR FLORES GRANDES, VERMELHAS OU ALARANJADAS -DAÍ O NOME, FLAMEJANTE EM FRANCÊS.

DE RAÍZES AGRESSIVAS, COM PARTE DELAS ACIMA DA SUPERFÍCIE, PEDE ÁREAS EXTENSAS. É TOLERANTE À SALINIDADE DO SOLO (ADEQUANDO-SE AO LITORAL) E À ESTIAGEM -PORÉM NÃO TOLERA FRIO INTENSO. DE CRESCIMENTO RÁPIDO, À TAXA ANUAL DE 1,5M ATÉ A IDADE ADULTA, É UMA BELA OPÇÃO DE DESTAQUE EM QUALQUER JARDIM.
MANTIDA PODADA, PODE CONFORMAR UMA DIFERENCIADA SEBE ARBUSTIVA, COMO ILUSTRA A SEGUNDA FOTO, PREENCHENDO O CANTEIRO LATERAL NA VIA DE ACESSO À EDIFICAÇÃO.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

FORRAÇÃO: CINERÁRIA


A CINERÁRIA (SENECIO DOUGLAPII) É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA CRIAR TEXTURAS NO JARDIM, POIS TEM BELAS FOLHAS DE COR CINZA ESBRANQUIÇADA, DE APARÊNCIA AVELUDADA E RICAMENTE RECORTADAS. EXIGE PODAS REGULARES SENÃO PODE ATINGIR ATÉ 90CM DE ALTURA E ADAPTA-SE BEM TANTO À CLIMAS QUENTES QUANTO FRIOS. DEVE, CONTUDO, SER SUBSTITUÍDA, NO MÁXIMO, A CADA DOIS ANOS, POIS NÃO TEM UMA VIDA ÚTIL LONGA.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DESTAQUE LÁ: SERPENTINE GALLERY BY PETER ZUMTHOR






FOTOS DO PROJETO DE PETER ZUMTHOR PARA O PAVILHÃO DE VERÃO DA MAIS CONHECIDA GALERIA DE ARTE LONDRINA, CUJA PROPOSTA FOI APRESENTADA AQUI COMO DESTAQUE EM POSTAGEM DE ABRIL PASSADO. O PAVILHÃO, QUE FICARÁ ABERTO AO PÚBLICO ATÉ 16 DE OUTUBRO, GEROU CONTROVÉRSIAS SOBRE O ACABAMENTO E SOBRE A INVIABILIDADE DO OÁSIS DE PAZ CONTEMPLATIVA EM MEIO AS MULTIDÕES QUE LOTAM O ESPAÇO. UM PERTINENTE COMENTÁRIO ANÔNIMO NO SITE DA ARCHITECTURAL RECORD DIZ TUDO: "VÊ-SE QUE A FALTA DE UM ACABAMENTO PRIMOROSO PASSA AGORA POR 'AUSTERAS PAREDES CINZAS' E QUE ALGO QUE PARECE COM A HORTA DE MINHA MULHER APÓS A INVASÃO DAS ERVAS DANINHAS É CHAMADO DE 'JARDIM ELABORADO'".

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PENDENTE: RIPSÁLIS / CACTO MACARRÃO



RIPSÁLIS (RHIPSALIS BACCIFERA) É UM TIPO DE CACTO EPÍFITO (QUE NÃO PREJUDICA A PLANTA HOSPEDEIRA) CONSTITUÍDO DE DIVERSOS RAMOS CILÍNDRICOS PENDENTES E QUE NÃO POSSUI CONTATO COM O SOLO, VIVENDO QUASE SEMPRE SOBRE O TRONCO DAS ÁRVORES. PODE, CONTUDO, SER CULTIVADA EM PLACAS DE COCO OU EM VASOS, PEDINDO SUBSTRATO DRENANTE E MEIA-SOMBRA. POSSUI BELA FLORAÇÃO NA PRIMAVERA/VERÃO QUE GERAM FRUTOS QUE ATRAEM UM AMPLA GAMA DE PÁSSAROS. POPULARMENTE, É CONHECIDA COMO CACTO MACARRÃO.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MOBILIÁRIO: COLEÇÃO DEDON BY BRUCE WEBER












A NOVA COLEÇÃO DA PRESTIGIADA MARCA ALEMÃ DE MÓVEIS PARA ÁREAS EXTERNAS FOI CLICADA PELO MESTRE BRUCE WEBER. O NINHO SUSPENSO FOI UM DOS DESTAQUES NA CASA COR SÃO PAULO 2011.