sexta-feira, 29 de maio de 2015

COLORIDA: ESPADA-DE-SÃO-JORGE

AS FOLHAS RAJADAS DA ESPADA-DE-SÃO-JORGE (SANSEVIERIA TRIFASCIATA) ENTRARAM NOS JARDINS BRASILEIROS PELAS MÃOS DE BURLE MARX. AFRICANA DE ORIGEM, FOI ADOTADA PRIMEIRO PELOS MODERNISTAS MAS CABE EM QUALQUER ESTILO E LUGAR. ALÉM DE, REZA A LENDA, AINDA TRAZER PROTEÇÃO.
SÃO DUAS VARIEDADES DA ESPADA-DE-SÃO-JORGE: UMA COM FOLHAS RAJADAS ACINZENTADAS E OUTRA COM MARGEM AMARELADAS. RESISTENTE, SER PLANTADA EM ÁREAS DE SOL PLENO, MEIA-SOMBRA OU SOMBRA PERMANENTE - NESSE CASO, AS MANCHAS AMARELADAS COSTUMAM PERDER A COLORAÇÃO.
RETILÍNEA, A ESPÉCIE GANHA MAIS PORTE QUANDO PLANTADA EM VASOS ALTOS. A NECESSIDADE DE POUCO ESPAÇO PARA SE DESENVOLVER E FÁCIL MANUTENÇÃO A TORNAM IDEAL PARA O USO PAISAGÍSTICO. EMBORA TENHA IMPORTÂNCIA SECUNDÁRIA, A INFLORESCÊNCIA LONGA, ESPIGADA E COM FLORES BRANCAS E PEQUENAS DÁ UM TOQUE MAIS DELICADA À ESPADA.

terça-feira, 26 de maio de 2015

GASTRONOMIA: MANJERICÃO

PLANTA COM FOLHAS USADAS COMO TEMPERO AROMÁTICO, O MANJERICÃO DE FOLHAS LARGAS OU BASÍLICO (OCIMUM BASILICUM) TAMBÉM TEM USO MEDICINAL. A ESPÉCIE APRESENTA PROPRIEDADES TÔNICAS E DIGESTIVAS - ALÉM DE SER INDICADAS PARA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E REUMÁTICOS.
AS BELAS FLORES TAMBÉM LHE EMPRESTAM UM CARÁTER ORNAMENTAL. MAS NEM PENSE EM MANTER VIVAS AS FLORES DO MANJERICÃO - AS INFLORESCÊNCIAS ROUBAM TODO O AROMA DAS FOLHAS. OU SEJA, PEDE PODA COM FREQUÊNCIA. PODE SER CULTIVADO COM OUTRAS ESPÉCIES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL SERIA MANJERICÃO, ANIS, CARQUEJA E SÁLVIA.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

ÁRVORE: PAU-FERRO

ÁRVORE PERENE NATIVA DA MATA ATLÂNTICA, TEM COPA AMPLA DE FORMATO RENDONDO , COM CERCA DE 12M DE DIÂMETRO. DE PORTE IMPONENTE, O PAU-FERRO ( CAESALPINA LEIOSTACHYA) ATINGE ATÉ 30M DE ALTURA.
O GRANDE DIFERENCIAL É SEU TRONCO ESCULTURAL DE ASPECTO MARMORIZADO. COM DIÂMETRO VARIANDO ENTRE 50 E 80CM, É LISO E DESCAMANTE, O QUE LHE CONFERE UM BELO EFEITO ORNAMENTAL.
AS FOLHAS SÃO COMPOSTAS BIPINADAS, COM FOLÍOLOS ELÍPTICOS DE COR VERDE-ESCURA. AS FLORES, QUE DESPONTAM NO VERÃO E NO OUTONO, SÃO PEQUENAS E AMARELAS E DE IMPORTÂNCIA ORNAMENTAL SECUNDÁRIA.

terça-feira, 19 de maio de 2015

KNOW-HOW: COMO CULTIVAR PLANTAS EM VASO / PARTE 1

CULTIVAR ESPÉCIES EM VASOS É A SOLUÇÃO PARA NÃO DISPÕE DE UM PEDAÇO DE TERRA MAS GOSTA DE TER O VERDE POR PERTO. O SEGREDO É TENTAR REPRODUZIR AS CONDIÇÕES DO SEU HABITAT DE ORIGEM. O QUE SIGNIFICA PENSAR NA COMPOSIÇÃO DA TERRA, NA INCIDÊNCIA DE LUZ, NA QUANTIDADE DE ÁGUA E NA NUTRIÇÃO.
ASSIM, O VASO IDEAL É AQUELE FEITO DE BARRO OU CERÂMICA: POR IMITAREM O SOLO, ELES POSSIBILITAM QUE AS RAÍZES RESPIREM MAIS FACILMENTE. À NOITE, DEVE-SE EVITAR DEIXAR AS PLANTAS SOB LUZ ARTIFICIAL: ELAS TAMBÉM PRECISAM DE HORAS NO ESCURO.
QUANTO A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE CADA ESPÉCIE PRECISA, O CAMINHO É OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA. VALE SALIENTAR QUE A MAIORIA DELAS MORRE POR EXCESSO DE ÁGUA E NÃO POR SUA FALTA. É PREFERÍVEL REGAR FREQUENTEMENTE E SEM EXAGEROS, JÁ QUE A TERRA ENCHARCADA PROPICIA O APARECIMENTO DE FUNGOS E PRAGAS E PROVOCA O APODRECIMENTO DAS RAÍZES.
O PERÍODO IDEAL PARA A REGA É PELA MANHÃ. ASSIM HAVERÁ TEMPO PARA A ABSORÇÃO E A EVAPORAÇÃO DE EVENTUAIS EXCESSOS. A UMIDADE QUE PERSISTE POR TODA A NOITE É CONTRAINDICADA. IMPORTANTE: COMO OS VASOS DE BARRO ABSORVEM MAIS ÁGUA, PEDEM UM INTERVALO MENOR ENTRE AS REGAS - MAS É JUSTAMENTE A POROSIDADE DO MATERIAL QUE É BENÉFICA PARA A PLANTA.
OUTRA DICA: QUANDO CHOVER, SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL, É BOM COLOCAR OS VASOS PARA DEBAIXO D'ÁGUA: UM BOM BANHO DE CHUVA DEIXA AS PLANTAS MAIS VIÇOSAS!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

ORQUÍDEA: VANDA COERULEA

CONSIDERADA SÍMBOLO DE FERTILIDADE PELOS CHINESES, A ORQUÍDEA SEDUZ HÁ MILÊNIOS POR SUA DIVERSIDADE. SÃO MAIS DE 150 MIL TIPOS, ENTRE NATURAIS E HÍBRIDOS -AQUELES GERMINADOS EM LABORATÓRIO E QUE REÚNEM CARACTERÍSTICAS DE DUAS OU MAIS ESPÉCIES.
PROVENIENTE DO HIMALAIA, A ORQUÍDEA VANDA COERULEA É UMA ESPÉCIE NATURAL. COM RAÍZES SUSPENSAS, PODE FLORESCER ATÉ TRÊS VEZES POR ANO. PEDE LOCAL ÚMIDO, AREJADO E SOMBREADO - SOL DIRETO E VENTO SÃO SEUS INIMIGOS.

terça-feira, 12 de maio de 2015

TENDÊNCIA: PAISAGISMO FUNCIONAL / JARDIM FILTRADOR

O PAISAGISMO FUNCIONAL, TAMBÉM CONHECIDO COMO ESGOTO BIOLÓGICO OU JARDIM FILTRADOR, É UM SISTEMA DE TRATAMENTO QUE USA PLANTAS PARA FILTRAR O ESGOTO DOMÉSTICO.
AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO POR ZONAS DE RAÍZES USAM ESPÉCIES COM A TABOA (TYPHA DOMINGENSIS), PLANTA QUE VIVE EM REGIÕES ALAGADAS E POSSUEM AERÊNQUIMAS, ESTRUTURAS DE CANAIS PELOS QUAIS A FOLHA CAPTA O OXIGÊNIO E O LEVA À RAIZ. ESSE PROCESSO PERMITE QUE AS BACTÉRIAS AO REDOR SE ALIMENTEM, ELIMINANDO DE 85 A 95% DA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA.
OS EQUIPAMENTOS SÃO ENTERRADOS - APENAS AS PLANTAS FICAM À VISTA, DISPOSTAS SOBRE UM TANQUE COM FILTRO DE AREIA E BRITAS QUE RECEBE OS RESÍDUOS VINDOS DE UMA FOSSA SÉPTICA. UMA ALTERNATIVA VIÁVEL AO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL, QUE, SEGUNDO O IBGE, SÓ ATENDE 40% DA POPULAÇÃO.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

TREPADEIRA: ROSA-TREPADEIRA

DE FLORADAS GENEROSAS, A ROSA TREPADEIRA (ROSA HYBRID) É UMA PLANTA DE CRESCIMENTO LENTO. QUANDO AS FLORADAS ACONTECEM, CONTUDO, O RESULTADO COMPENSA: ELA PREENCHE PAREDES E CARAMANCHÕES INTEIROS COM BELAS FLORES VERMELHAS, BRANCAS E, CLARO, COR-DE-ROSA.
ALÉM DO CUIDADO COM A CONDUÇÃO, QUE DEVE SER FEITO NA PRIMAVERA, PERÍODO MAIS PROPÍCIO POR CONTA POR SER O DE MAIOR CRESCIMENTO, HÁ OUTROS CUIDADOS FUNDAMENTAIS. COMO PLANTAR A SOL PLENO, PODAR ANUALMENTE (DURANTE O INVERNO) E COLOCAR OS ADUBOS FOLIAR E COM ESTERCO NA COMPOSIÇÃO.

terça-feira, 5 de maio de 2015

MOBILIÁRIO: RATTAN OU JUNCO

RATTAN É A DENOMINAÇÃO INGLESA DA FIBRA NATURAL CONHECIDA NO BRASIL COMO JUNCO - UM CIPÓ DO NORTE BRASILEIRO. EM FRANCÊS, CHAMA-SE ROTTIN)