segunda-feira, 30 de julho de 2012

PENDENTE: PEPERÔMIA-FILODENDRO

TAMBÉM CONHECIDA COMO FILODENDRO PENDENTE, A PEPERÔMIA-FILODENDRO (PEPEROMIA SCANDENS) É UMA FOLHAGEM PENDENTE DE ASPECTO DELICADO E ALTO VALOR ORNAMENTAL. SUAS FOLHAS SÃO SUCULENTAS E EM FORMATO DE CORAÇÃO. A FORMA VARIEGADA, COM FOLHAS VERDE-CLARAS E BORDAS AMARELADAS OU BRANCAS É A MAIS CULTIVADA. AS FLORES, ALONGADAS, TEM IMPORTÂNCIA ORNAMENTAL SECUNDÁRIA. PEDEM CULTIVO À MEIA-SOMBRA OU SOMBRA, SOLO FÉRTIL E REGAS REGULARES.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DESTAQUE CÁ: SE NOSSAS RUAS FOSSEM TODAS ASSIM...

HOUVE UM TEMPO QUE BOA PARTE DE NOSSAS RUAS ERAM ASSIM, ARBORIZADAS. SOB O SOL INCLEMENTE E OFUSCANTE, O ALÍVIO QUE SE DESFRUTA SOB UMA SOMBRA NÃO TEM PREÇO. FOTOS DE TRECHOS DA RUA MONSENHOR CATÃO E DA AV. SANTOS DUMONT -EM FRENTE AO COLÉGIO MILITAR.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

COLORIDAS: INHAME-ROXO

O INHAME-ROXO É UMA PLANTA HERBÁCEA PERENE DOTADA DE FOLHAS TRILOBADAS NA COR ROXA. NATIVA DA ÍNDIA, É CULTIVADA POR SEU VALOR ORNAMENTAL E PELOS TUBÉRCULOS COMESTÍVEIS. FORMA TOUCEIRAS QUE ATINGEM DE 70 A 120CM E PODE SER CULTIVADA TANTO A PLENO SOL QUANTO A MEIA SOMBRA.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

LIVRO: CAATINGA, UM NOVO OLHAR

LANÇADO RECENTEMENTE PELA ASSOCIAÇÃO CAATINGA (www.caatinga.org.br), O LIVRO 'CAATINGA, UM NOVO OLHAR', TRAZ TEXTOS E INÚMERAS FOTOS QUE REGISTRAM ESSE ECOSSISTEMA SINGULAR QUE SE ESPALHA POR 844.453 KM2, DIVIDIDOS ENTRE OS ESTADOS NORDESTINOS E A REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS. COMPOSTO POR UM TIME DE 17 FOTÓGRAFOS -ENTRE ELES ARAQUÉM ALCÂNTARA, CELSO OLIVEIRA, CIRO ALBANO E MAURÍCIO ALBANO-, AS IMAGENS CAPTURAM O QUE AINDA TEMOS E NECESSITAMOS PRESERVAR E É TAMBÉM UM ROTEIRO POR LUGARES QUE MERECEM SER VISITADOS. COMO ATESTAM TEXTOS DE VIAJANTES QUE SE AVENTURARAM POR ESSAS BANDAS:
" OITICICAS, MULUNGUS, CARAÚBAS, PAUS-BRANCOS, JUREMAS, MUTAMBAS, ESPINHOS-DE-JUDEU, ETC.,ETC. ANDAMOS SEMPRE PELA RIBEIRA OU VARGEM DO JAGUARIBE DE CARNAÚBAS E ÁRVORES SOLTAS E DE VÁRIAS NATUREZAS" (FRANCISCO FREIRE ALEMÃO ,1859/1861)
" E AO TORNAR DA TRAVESSIA O VIAJANTE, PASMO, NÃO VÊ MAIS O DESERTO. SOBRE O SOLO, QUE AS MARÍLIS ATAPETAM, RESSURGE TRIUNFANTE A FLORA TROPICAL. É UMA MUTAÇÃO DE APOTEOSE." (EUCLIDES DA CUNHA,EM 'OS SERTÕES')

segunda-feira, 16 de julho de 2012

JARDIM VERTICAL: GREEN CAST, JAPÃO

SITUADO EM OSAWASA-SHI, JAPÃO, O EDIFÍCIO DE USO MISTO GREEN CAST TEM UMA FACHADA VIVA, FEITA DE PAINÉIS MOLDADOS DE ALUMÍNIO QUE FUNCIONAM COMO JARDINEIRAS. O ASPECTO ORGÂNICO DOS PAINÉIS ADVÉM DA ESPUMA DE ESTIRENO QUE ENVOLVIA OS MOLDES... PROJETO DE KENGO KUMA & ASSOCIATES.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

TREPADEIRA: LÁGRIMA-DE-CRISTO

TAMBÉM CONHECIDA COMO CLERODENDRO-TREPADOR, A LÁGRIMA-DE-CRISTO (CLERODENDRUM THOMSONAE) É UMA TREPADEIRA SEMI-LENHOSA DE CRESCIMENTO LENTO, COM FOLHAS OVAIS VERDE-ESCURA DE NERVURAS PROFUNDAS E BEM MARCADAS. AS INFLORESCÊNCIAS SÃO RAMIFICADAS, COM MUITAS FLORES VERMELHAS ENVOLTAS POR UM CÁLICE BRANCO, COM LONGOS ESTAMES -DÁI O NOME. DEVE SER CULTIVADA CONDUZIDA SOBRE SUPORTE E NÃO DEVE SER PODADA -OQ UE PODE IMPEDIR A FLORAÇÃO. DE BELO EFEITO VISUAL, É IDEAL PARA CARAMANCHÕES E PERGOLADOS.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DESTAQUE LÁ: GARDENS BY THE BAY, SINGAPURA

CHAMADO DE 'GARDENS BY THE BAY', O, O NOVO CENTRO DE ECOTURISMO DE SINGAPURA OCUPA UMA ÁREA DE 101 HECTARES NO CENTRO FINANCEIRO DA CIDADE-ESTADO ASIÁTICA. COM SETORES COM FAUNA E FLORA DE VÁRIOS PAÍSES, LAGOS E ESTUFAS, O DESTAQUE SÃO AS DOZE SUPER-ÁRVORES ARTIFICIAIS. COM ATÉ 50M DE ALTURA, ELAS FUNCIONAM COMO JARDIM VERTICAL, POSSUEM DUTOPS DE VENTILAÇÃO, SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA E CÉLULAS FOTOVOLTAÍCAS QUE TORNAM AS 12 ESTRUTURAS AUTOSSUFICIENTES NA GERAÇÃO DE ENERGIA. UM SISTEMA DE PASSARELAS SUSPENSAS, O SKY WALKER, PERMITE UM PASSEIO ENTRE AS COPAS DAS 'ÁRVORES'. PROJETO DO ESCRITÓRIO DE PAISAGISMO GRANT ASSOCIATES QUE CUSTOU A BAGATELA DE US$ 350.000.000,00!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ENTRE ASPAS: BURLE MARX -JARDIM E ECOLOGIA 3

AS NOSSAS CONCEPÇÕES E AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS SE DERIVAM DE UM LONGO TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO E DE COMPREENSÃO DAS ASSOCIAÇÕES NATURAIS. DESSAS EXPERIÊNCIAS PODERIA CITAR MINHAS OBSERVAÇÕES SOBRE A FLORA DA CANGA, UM CONGLOMERADO DE MATERIAL FERRUGINOSO QUE FORMA OS SOLOS DE EXTENSAS ÁREAS DO BRASIL CENTRAL. ASCENDENDO ÀS MONTANHAS, DEPOIS DE PERCORRER CAMPOS DE GRAMÍNEAS, DEPAREI-ME COM UMA MANCHA ACINZENTADA DE ROCHAS E, À MEDIDA QUE ME COLOCAVA MAIS PERTO, OBSERVEI UM MUNDO COMPLETAMENTE NOVO PARA MIM -ESSA EXTRAORDINÁRIA ASSOCIAÇÃO DE PLANTAS QUE PARECEM CRIADAS PARA SE COMPOREM UMAS COM AS OUTRAS.
FORTES TONS DE AMARELO CÁDMIO DOS LÍQUENS E DAS ORQUÍDEAS LAELIA FLAVA CONTRAPOSTOS AOS VIOLETAS GRAVES DAS QUARESMEIRAS, HARMONIZANDO-SE COM O VERMELHO VENEZA DO LADO DORSAL DAS FOLHAS DA MIMOSA DALADENDRON, PLANTA QUE SE FAZ NOTÁVEL PELOS MOVIMENTOS DE DEFESA DE SUAS FOLHAS. TODA ESSA POLICROMIA FICA ASSENTADA SOBRE UM PLANO DE FUNDO ONDE FORMA, RITMO E COR SE COADUNAM REALÇANDO, EM CADA ESTAÇÃO, O CARÁTER DE UMA DETERMINADA FLORAÇÃO. ESSA INSTABILIDADE QUE AQUI MOSTREI É JUSTAMENTE UM DOS GRANDES SEGREDOS DA NATUREZA QUE NUNCA NOS FATIGA E QUE SE RENOVA CONSTANTEMENTE -PELO EFEITO DA LUZ, DO VENTO, DA CHUVA, DAS SOMBRAS QUE MODELAM SUAS NOVAS FORMAS E SUAS MUTAÇÕES.
E O QUE DIZER DA FLORA DO CALCÁREO? SUAS ROCHAS SE APRESENTAM COM MARCADA ESTRATIFICAÇÃO E EM CUJOS FENDILHAMENTOS SE ACUMULA UM RICO SEDIMENTO BIÓGENO ONDE AS RAÍZES VÃO MERGULHAR ÁVIDAS DOS NUTRIENTES AÍ CONCENTRADOS. O ESPETÁCULO É MARCADO POR GRUPOS OU COMUNIDADES DE PALMEIRAS (ACROCONIAS) E PELOS FICUS CALCÍCOLAS COM SUAS RAÍZES ENTRELAÇDAS E SUA CAPACIDADE ESPECIAL DE ENVOLVER E DOMINAR OS VARIADOS SUPORTES -COMO ROCHAS, ÁRVORES OU PALMEIRAS.
(FONTE: CONFERÊNCIA REALIZADA NA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFC EM 11/11/68)