quinta-feira, 8 de março de 2012
PRANCHETA: SÍTIO CORAÇÃO DE TIA, HORIZONTE-CE
PROJETO DA PAVILHÃO DE LAZER PARA APRAZÍVEL SÍTIO NO MUNICÍPIO DE HORIZONTE. ELEMENTO PRINCIPAL, O PAVILHÃO ESTRUTURADO EM TORAS DE CARNAÚBA TEM O FORMATO OCTAGONAL E TELHADO DO TIPO PÉTALA, COM BORDAS ENTRE PILARES ARRENDONDADAS. TRATA-SE DE UM TÍPICO EXEMPLAR DA ARQUITETURA VERNACULAR ENCONTRADA NA REGIÃO A SER EXECUTADO POR UM EXÍMIO TELHADISTA LOCAL.
UMA PASSARELA COBERTA POR VARETAS E PELA TREPADEIRA FALSA-VINHA (01), INTERLIGA A CASA EXISTENTE AO PAVILHÃO E AO BLOCO DE SERVIÇO MAIS ALÉM -COM VESTIÁRIOS, DEPÓSITO, CHUVEIRÕES E CAIXA-D'ÁGUA. UMA CERCA VIVA DE PINGO DE OURO (02) CONTORNA O LIMITE SUL DA PROPRIEDADE E SERVE DE MOLDURA, COM SEU TOM LUMINOSO DE VERDE, PARA O RENQUE DE AGAVES (03) E PARA O VOLUME REVESTIDO EM PASTILHAS CERÂMICAS AZUIS DA CASCATA.
EMOLDURANDO O PAVILHÃO, RENQUES DE MORÉIA (04) E UM CANTEIRO LONGILÍNEO DE SÁLVIA VERMELHA (05), PONTUADO POR UMA LINHA DE TRÊS PALMEIRAS PALMITO-JUÇARA(06). RESGUARDANDO A PARTE DE TRÁS DA CHURRASQUEIRA, VOLUMES VERTICAIS DE PODOCARPO (07) E PALMEIRAS RÁPIS (08). PODOCARPOS TAMBÉM PONTUAM A PERSPECTIVA AO SUL DA PASSARELA, EM UM CONTRAPONTO DE COR E VERTICALIDADE COM AS ESPÉCIES VIZINHAS -AGAVE E PINGO DE OURO.
ENVOLVENDO AS ÁRVORES EXISTENTES, ONDE FORAM DEPENDURADAS LAMPARINAS, AS FOLHAS ESCULTURAIS DAS COSTELAS-DE-ADÃO (09). NA FORRAÇÃO, GRAMA ESMERALDA (10), PEDRISCOS E SEIXOS ROLADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário