segunda-feira, 16 de abril de 2012

CAATINGA: MANDACARU





DA FAMÍLIA DAS CACTÁCEAS, O MANDACARU (CEREUS JAMACURU) É UM CACTO COLUNAR QUE CHEGA A ATINGIR ATÉ 6M DE ALTURA. ALTAMANETE ESPINHENTO (HÁ, CONTUDO, UMA VARIEDADE SEM ESPINHOS), É USADO NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL -OS ESPINHOS SÃO CORTADOS OU QUEIMADOS. AS FLORES,QUE IMPRESSONARAM BURLE MARX (VER POSTAGEM ANTERIOR),
SÃO BRANCAS, BELAS E MEDEM EM TORNO DE 30CM. OS BOTÕES APARECEM NO MEIO DA PRIMAVERA E CADA FLOR DURA APENAS UM PERÍODO NOTURNO -DESABROCHAM AO ANOITECER E COMEÇAM A MURCHAR AO AMANHECER.
SEU FRUTO TEM COR VIOLETA, POLPA BRANCA E SEMENTES PRETAS. SABOROSO, É O ALIMENTO DE AVES TÍPICAS DA REGIÃO, COMO A GRALHA-CANZÉ E O PERIQUITO-DA-CAATINGA. EM ISRAEL, AO CONTRÁRIO DO BRASIL, O CULTIVO COMERCIAL COMO FRUTÍFERA É INCENTIVADO E GERA RIQUEZA...
NA BELA DISCRIÇÃO DE EUCLIDES DA CUNHA: " OS MANDACARUS, ATINGINDO NOTÁVEL ALTURA, RARO APARECENDO EM GRUPOS, ASSOMANDO ISOLADOS ACIMA DA VEGETAÇÃO CAÓTICA, SÃO NOVIDADE ATRAENTE, A PRINCÍPIO. APRUMAM-SE TESOS, TRIUNFALMENTE, ENQUANTO POR TODA A BANDA A FLORA SE DEPRIME.
O OLHAR, PERTURBADO PELO ACOMODAR-SE À CONTEMPLAÇÃO PENOSA DE ACERVOS DE RAMALHOS ESTORCIDOS, DESCANSA E RETIFICA-SE PERCORRENDO OS SEUS CAULES DIREITOS E CORRETOS." (OS SERTÕES, 1901)

Um comentário: