quinta-feira, 8 de novembro de 2012
ENTRE ASPAS: BURLE MARX 6 - A MISSÃO DO PAISAGISTA
"A MISSÃO SOCIAL DO PAISAGISTA TEM ESSE LADO PEDAGÓGICO DE FAZER COMUNICAR ÀS MULTIDÕES O SENTIMENTO DE APREÇO E COMPREENSÃO DOS VALORES DA NATUREZA, ATRAVÉS DO CONTATO COM O JARDIM E COM O PARQUE. NO BRASIL, COMO HÁ EM PARTE ESSE DESAMOR PELO QUE É PLANTADO, A LIÇÃO DA EXPERIÊNCIA ME ENSINOU QUE É PRECISO INSISTIR MUITAS VEZES PARA, PELO CHOQUE ENTRE AS DUAS POSIÇÕES, TRAZER O ENTEDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE NOSSA AÇÃO E CONTRIBUIÇÃO, DE FORMA A PROVOCAR UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE. TAMBÉM A NOSSA ATITUDE TEM UM SENTIDO PROJETIVO EM RELAÇÃO AO FUTURO A FIM DE MOSTRAR QUE HOUVE ALGUÉM PREOCUPADO EM DEIXAR UM LEGADO VALIOSO EM ESTÉTICA E UTILIDADE PARA OS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS.
AS CONDIÇÕES REINANTES NO MOMENTO, NO BRASIL E, POSSIVELMENTE, NO RESTANTE DOS PAÍSES TROPICAIS, PERMITEM DELINEAR UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DO QUE AINDA EXISTE -PELA CRIAÇÃO, COM RECURSOS PARTICULARES, PÚBLICOS E INTERNACIONAIS, DE UMA SÉRIE DE RESERVAS COM A FINALIDADE PRINCIPAL DE MANTER PARA O PRESENTE E CONSERVAR PARA O FUTURO, AMOSTRAS DA NATUREZA EM SEU ESTADO PRIMITIVO OU MENOS ALTERADO.
CONSIDERADA A DIVERSIFICAÇÃO DA FLORA, ESSAS RESERVAS -VERDADEIROS JARDINS BOTÂNICOS NATURAIS- DEVERIAM DISTRIBUIR-SE PELAS DIFERENTES PROVÍNCIAS BOTÂNICAS, PRESERVANDO ORA AS COMUNIDADES MAIS TÍPICAS, ORA OS ENDEMISMOS MAIS PRECIOSOS. DISPORIAM ASSIM OS PAISAGISTAS DE MEIOS DE EXPRESSÃO MUITO MAIS AMPLOS E REPRESENTADOS PELO QUE É, PARA ELES, COMO UM VOCÁBULO COM QUE ESCREVEM SUAS COMPOSIÇÕES. DISPONDO DESSE MATERIAL MAIS FARTO E MAIS EXPRESSIVO, DEVER-SE-IAM GARANTIR POSSIBILIDADES DE, APLICANDO AS LEIS DE COMPOSIÇÃO ESTÉTICA: A LEI DE CONTRASTE, A DA HARMONIA, A DA PROPORÇÃO, QUE REALIZAM EM PAISAGISMO AS GRANDES OBRAS DE QUE FOI E É CAPAZ A MENTE CRIADORA DO HOMEM. A IDEIA IMPRIME A FORMA À MATÉRIA, PORÉM PARA ISSO É PRECISO QUE EXISTA MATÉRIA CAPAZ DE CORPORIFICAR A IDEIA.
TERMINANDO, AFIRMAMOS QUE PAISAGISMO É ARTE. UMA ARTE, PORÉM, ALTAMENTE ELABORADA, QUE RESULTA DE UMA TRAMA DE CONCEPÇÕES E DE CONHECIMENTO, CUJO ENTRELAÇAMENTO SE FAZ ATRAVÉS DE EVOLUÇÃO DA PRÓPRIA VIDA DO ARTISTA - COM SUAS EXPERIÊNCIAS, SUAS DÚVIDAS, SUAS ANGÚSTIAS, SEUS ENSAIOS, ERROS E ACERTOS."
TRECHO FINAL DE CONFERÊNCIA REALIZADA EM 11 DE NOVEMBRO DE 1968 NA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário