terça-feira, 19 de maio de 2015

KNOW-HOW: COMO CULTIVAR PLANTAS EM VASO / PARTE 1

CULTIVAR ESPÉCIES EM VASOS É A SOLUÇÃO PARA NÃO DISPÕE DE UM PEDAÇO DE TERRA MAS GOSTA DE TER O VERDE POR PERTO. O SEGREDO É TENTAR REPRODUZIR AS CONDIÇÕES DO SEU HABITAT DE ORIGEM. O QUE SIGNIFICA PENSAR NA COMPOSIÇÃO DA TERRA, NA INCIDÊNCIA DE LUZ, NA QUANTIDADE DE ÁGUA E NA NUTRIÇÃO.
ASSIM, O VASO IDEAL É AQUELE FEITO DE BARRO OU CERÂMICA: POR IMITAREM O SOLO, ELES POSSIBILITAM QUE AS RAÍZES RESPIREM MAIS FACILMENTE. À NOITE, DEVE-SE EVITAR DEIXAR AS PLANTAS SOB LUZ ARTIFICIAL: ELAS TAMBÉM PRECISAM DE HORAS NO ESCURO.
QUANTO A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE CADA ESPÉCIE PRECISA, O CAMINHO É OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA. VALE SALIENTAR QUE A MAIORIA DELAS MORRE POR EXCESSO DE ÁGUA E NÃO POR SUA FALTA. É PREFERÍVEL REGAR FREQUENTEMENTE E SEM EXAGEROS, JÁ QUE A TERRA ENCHARCADA PROPICIA O APARECIMENTO DE FUNGOS E PRAGAS E PROVOCA O APODRECIMENTO DAS RAÍZES.
O PERÍODO IDEAL PARA A REGA É PELA MANHÃ. ASSIM HAVERÁ TEMPO PARA A ABSORÇÃO E A EVAPORAÇÃO DE EVENTUAIS EXCESSOS. A UMIDADE QUE PERSISTE POR TODA A NOITE É CONTRAINDICADA. IMPORTANTE: COMO OS VASOS DE BARRO ABSORVEM MAIS ÁGUA, PEDEM UM INTERVALO MENOR ENTRE AS REGAS - MAS É JUSTAMENTE A POROSIDADE DO MATERIAL QUE É BENÉFICA PARA A PLANTA.
OUTRA DICA: QUANDO CHOVER, SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL, É BOM COLOCAR OS VASOS PARA DEBAIXO D'ÁGUA: UM BOM BANHO DE CHUVA DEIXA AS PLANTAS MAIS VIÇOSAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário