terça-feira, 9 de junho de 2015
KNOW-HOW: COMO CULTIVAR PLANTAS EM VASOS / PARTE 2
A CHAMADA MISTURA BÁSICA, USADA PARA A MAIORIA DAS PLANTAS, APRESENTA A SEGUINTE PROPORÇÃO DE TIPOS DE SOLO E OUTROS INGREDIENTES: 1/3 DE AREIA DE RIO ( A AREIA DE PRAIA É CONTRAINDICADA POR CONTA DO SAL), 1/3 DE TERRA COMUM E 1/3 DE MATERIAL ORGÂNICO (HÚMUS, ESTERCO), DO QUAL AS PLANTAS VÃO RETIRAR OS NUTRIENTES FUNDAMENTAIS.
PARA DAR LEVEZA À RECEITA DE PREPARO DA TERRA, PODE-SE SUBSTITUIR A AREIA POR ALGUM SUBSTRATO PRONTO QUE CONTENHA VERMICULITA (ROCHAS TRITURADAS), PALHA DE ARROZ OU OUTRO ITEM QUE DEIXE A COMPOSIÇÃO MAIS AERADA E MANTENHA A ÁGUA E OS NUTRIENTES DISPONÍVEIS POR MAIS TEMPO.
DICAS IMPORTANTES: COM AS REGAS, A TERRA VAI SE ACHATANDO E ENDURECENDO. DEVE-SE, ENTÃO AFOFAR O SOLO, COM CUIDADO PARA NÃO DANIFICAR CAULES E RAÍZES. CASO NÃO SEJA POSSÍVEL, UMA POSSÍVEL CAUSA É O CRESCIMENTO DAS RAÍZES - A SOLUÇÃO É TRANSPLANTÁ-LA PARA UM VASO MAIOR.
A MONTAGEM DE UM VASO COMEÇA COM A ESCOLHA DO PRÓPRIO - OS DE BARRO SÃO OS MAIS INDICADOS. A IMPERMEABILIZAÇÃO, PARA EVITAR QUE A PARTE EXTERNA MOFE, É CONTRAINDICADA: A POROSIDADE DO MATERIAL É QUE PERMITE QUE AS RAÍZES RESPIREM MELHOR. FORRA-SE ENTÃO O FUNDO COM UM RECORTE DE MANTA DE DRENAGEM, COBRINDO-A COM ARGILA EXPANDIDA. APÓS COLOCAR UM POUCO DA MISTURA BÁSICA DE TERRA, CENTRALIZA-SE A PLANTA COM O TORRÃO. COMPLETA-SE COM TERRA E FINALIZA-SE COM UMA FORRAÇÃO DE ARGILA EXPANDIDA OU CASCA DE ÁRVORE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário