sexta-feira, 9 de outubro de 2015
PARQUE URBANO: JARDINS DA PRAIA, SANTOS
COM 5.335 M CONTÍNUOS DE ÁREA VERDE, O JARDIM QUE ORNA A ORLA DA PRAIA , EM SANTOS, É O MAIOR DO MUNDO. OS PRIMEIROS CANTEIROS DATAM DA DÉCADA DE 30, QUE BUSCAVAM IMPEDIR O AVANÇO IMOBILIÁRIO JUNTO Á FAIXA DE AREIA, FORAM SENDO AMPLIADOS ATÉ TOMAR QUASE TODA A EXTENSÃO DE 7KM DA ORLA.
A IDEIA, CONTUDO, É MAIS ANTIGA. NOS PLANOS DO ENGENHEIRO SANITARISTA FRANCISCO SATURNINO DE BRITO, QUE DRENOU A CIDADE COM A ABERTURA DE CANAIS ATÉ O MAR, ESTAVA UM PROJETO APRESENTADO EM 1914, QUE SUGERIA A IMPLANTAÇÃO DE UMA AVENIDA-PARQUE NA ORLA.
A IMPLANTAÇÃO COMEÇOU PELO TRECHO DA PRAIA DO GONZAGA, ENTRE OS CANAIS 2 E 3. OS PRIMEIROS PROJETOS SURGIRAM EM 1930, EXECUTADOS PELO ARQTO. CARLOS LANG E PELO ENGO. PAULO VEIGA MAS AS OBRAS SÓ INICIARAM EM 1935, SOB A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ARISTIDES BASTOS MACHADO - QUE DÁ NOME AOS JARDIM.
NOS ANOS 40, OS JARDINS FORAM EQUIPADOS COM FONTES, POSTOS DE SALVAMENTO E O AQUÁRIO MUNICIPAL, NA PONTA DA PRAIA, O MAIS ANTIGO DO PAÍS. NOS ANOS 60, OS JARDINS GANHARAM O TRAÇADO SINUOSO ATUAL - ANTES, OS EXTENSOS GRAMADOS ERAM PISOTEADOS PELOS BANHISTAS. ALÉM DOS ARBUSTOS E DAS TRILHAS, FOI CRIADO UM DESNÍVEL DE 70CM PARA EVITAR QUE A AREIA COBRISSE A GRAMA.
ALÉM DE VALORIZAR A PAISAGEM, O JARDIM CONSTITUI UM PONTO DE REFERÊNCIA URBANA PARA O TURISMO, A PRÁTICA DE ESPORTES, LAZER E CONVÍVIO SOCIAL. O PADRÃO É O MESMO EM TODA A FAIXA. FORRADO COM GRAMA BATATAIS (PASPALUM NOTATUM), EM CONJUNTO COM ALAMEDAS DE PALMEIRAS E DEZENOVE ESPÉCIES DE ARBUSTOS DE FOLHAGENS COLORIDAS, DISTRIBUÍDOS EM CANTEIROS SINUOSOS.
NOS CANTEIROS QUE SOFREM AÇÃO DIRETA DO VENTO SUL PREDOMINAM ESPÉCIES MAIS RESISTENTES COMO A CICA (CYCAS CIRCINALIS) E A GARDÊNIA (GARDENIA JASMINOIDES), QUE FORMAM UMA BARREIRA DE PROTEÇÃO PARA OS CANTEIROS INTERNOS, COM ARBUSTOS MAIS DELICADOS E 77 ESPÉCIES DE FLORES. NESSES PREDOMINAM OS LÍRIOS AMARELOS ( HEMEROCALIS FLAVA), LÍRIOS BRANCOS (SPATHIPHIPHYLLUM SP), BIRIS VERMELHOS ( CANNA INDICA), CRISÂNTEMOS BRANCOS, AMARELOS E MESCLADOS (CRYSANTHEMUM SP) E LAMBARIA-ROXA (TRADESCANIA ZEBRINA), ENTRE OUTROS.
SÃO 1746 ÁRVORES DE VINTE ESPÉCIES E 943 PALMEIRAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTES, DE 21 ESPÉCIES, COMO A ARECA BAMBU (DYPSIS LUTESCENS). NO ENTORNO DO JARDIM PREDOMINA O CHAPÉU-DE-SOL (TERMINALIA CATAPA), QUE CORRESPONDE A MAIS DE 90% DAS ÁRVORES RESTANTES.
A PASSAGEM DE PEDESTRES É FEITA POR DUAS PISTAS, NAS EXTREMIDADES. CAMINHOS SINUOSOS CORTAM OS CANTEIROS, PERMITINDO UMA CIRCULAÇÃO MAIS ÁGIL PARA PEDESTRES QUE QUEIRAM CHEGAR À PRAIA, PASSEAR OU CORRER. ALÉM DA VEGETAÇÃO, O JARDIM POSSUI INFRA-ESTRUTURA COM BANHEIROS E QUARENTA QUIOSQUES DE ALIMENTAÇÃO, CONSTRUÍDOS EM 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário