sexta-feira, 16 de setembro de 2016

LEGISLAÇÃO: RESERVA NATURAL OÁSIS DO ARARIPE PROTEGE AVE EM EXTINÇÃO NO CE

A MAIS NOVA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) CEARENSE, A OÁSIS ARARIPE, NASCEU COM A MISSÃO DE PROTEGER UMA DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO - O SOLDADINHO-DO-ARARIPE(ANTILIPHIA BOKERMANNI). COM 50 HECTARES A RPPN FICA NA REGIÃO DO CARIRI, NO MUNICÍPIO DO CRATO, A 510 KM DE FORTALEZA.
A ÁREA PROTEGIDA PELA RPPN É UM REMANESCENTE FLORESTAL ÚMIDO DA MATA ATLÂNTICA LOCALIZADO EM PLENO SEMI-ÁRIDO. AFETADA PELA EXPANSÃO DA AGRICULTURA, A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E A OCORRÊNCIA DE QUEIMADAS NAS LAVOURAS DA REGIÃO, ESTIMA-SE QUE RESTE APENAS 25% DA MATA UTILIZADA COMO HABITAT PELA AVE.
CRIADA PELA INSTITUIÇÃO AQUASIS ( ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS), EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA, A CRIAÇÃO DA RESERVA FAZ PARTE DO PROGRAMA EXTINÇÃO ZERO NO CEARÁ.
SEGUNDO A AQUASIS, A CRIAÇÃO DE NOVAS RESERVAS INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO SOLDADINHO-DO-ARARIPE, POIS MUITAS FONTES DE ÁGUA NASCEM NA CHAPADA - CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE, QUE PREFERE BUSCAR OS LEITOS DOS RIOS PARA REPRODUÇÃO.
A PROPRIEDADE ONDE SE INSERE A RPPN ABRIGA TRÊS FONTES CADASTRADAS NO SISTEMA GOVERNAMENTAL DE GESTÃO DAS ÁGUAS. EM UM DELAS SERÁ CONSTRUÍDO UM CANAL, AO LONGO DO QUAL SE TRABALHARÁ NA CONVERSÃO DA FLORESTA EM MATA CILIAR - QUE A VEGETAÇÃO QUE FICA NAS MARGENS DE UM CURSO D'ÁGUA E O PROTEGE. "ASSIM VAMOS CRIAR UM AMBIENTE REPRODUTIVO PARA A ESPÉCIE, SEM DEPENDER DA DEMORADA RESTAURAÇÃO NATURAL", ATESTA A AQUASIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário