terça-feira, 18 de agosto de 2015

GASTRONOMIA: TOMATEIRO

TOMATEIROS SÃO PLANTAS PERENES DE VIDA CURTA QUE, SOB CONDIÇÕES IDEAIS, PODEM SER PRODUTIVAS POR ANOS. NAS PLANTAÇÕES COMERCIAIS, CONTUDO, SÃO CULTIVADOS APENAS POR ALGUNS MESES.
NATURAL DOS ANDES, DA AMÉRICA CENTRAL E DO MÉXICO, O TOMATEIRO CHEGOU A EUROPA NO SÉCULO XVI. INICIALMENTE CONSIDERADO INADEQUADO PARA O CONSUMO - PERTENCE A FAMÍLIA DA MORTAL BELADONA -, FOI CULTIVADO COMO PLANTA ORNAMENTAL NOS JARDINS DA NOBREZA.
OS ALCALOIDES TÓXICOS TOMATINA E SOLANINA PRESENTES NO CAULE E NAS FOLHAS DESAPARECEM COM O AMADURECER DO FRUTO - DAÍ NÃO SER RECOMENDADO CONSUMIR TOMATE VERDE EM GRANDES QUANTIDADES.
OS FRUTOS CULTIVADOS ATUALMENTE VARIAM BASTANTE, TANTO NO TAMANHO QUANTO NA COLORAÇÃO. DOS PEQUENOS TOMBERRIES OU TOMATE BOMBOM (CULTIVADOS POR AQUI EM SÃO BENEDITO) AOS DE FORMATO OBLONGO, QUE LEMBRAM PÊRA. EXISTEM TAMBÉM OS TOMATES OCOS, COMO PIMENTÕES.
ALÉM DO TRADICIONAL TOM VERMELHO, ESTÃO DISPONÍVEIS FRUTOS NOS TONS DE AMARELO, LARANJA, ROSADOS, BRANCOS, CREME E ROXOS! ALÉM DOS QUE PERMANECEM VERDES QUANDO MADUROS E DOS BICOLORES RAJADOS E DOS TOMATES NEROS ITALIANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário