sexta-feira, 30 de junho de 2017

PARQUE URBANO: APÓS 40 ANOS, PARQUE DO COCÓ É REGULAMENTADO COM 15 KM²

QUARENTA APÓS O HISTÓRICO PIQUENIQUE ECOLÓGICO EM PROTESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO NA ATUAL ÁREA DO PARQUE ADAHIL BARRETO, NO BAIRRO SÃO JOÃO DO TAUAPE, O PARQUE DO COCÓ TEVE SUA REGULAMENTAÇÃO POLIGONAL DEFINITIVA EFETIVADA NO ÚLTIMO DIA 04/06.
SEUS 1.571 HECTARES, QUE CORRESPONDEM A POUCO MAIS DE 15 KM², SERÃO ADEQUADOS COMO UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL SEGUNDO O SISTEMA NACIONAL (SNUC). COM O NOVO DECRETO, O PARQUE SERÁ UM DOS MAIORES DA AMÉRICA LATINA E O QUARTO MAIOR DO PAÍS - ATRÁS DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, RJ (12.500 HECTARES); PQ. ESTADUAL DA CANTAREIRA, SP (7.916 HECTARES) E PQ. NACIONAL DA TIJUCA, RJ (3.958 HECTARES).
DO PONTO DE VISTA DA ÁREA, O PARQUE DO COCÓ PROTEGE TODO O RIO COCÓ, QUE TEM 24 KM DE EXTENSÃO, EM FORTALEZA. COM A REGULAMENTAÇÃO, FRUTO DE UM ACORDO ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL, OS DESAFIOS AUMENTAM. ENTRE ELES, A DESPOLUIÇÃO DO CURSO D'ÁGUA. UM PLANO DE MANEJO REGIRÁ A CONSERVAÇÃO DO PARQUE, ESTABELECENDO AS NORMAS A SERÃO OBEDECIDAS EM SEU TERRITÓRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário