terça-feira, 21 de maio de 2019

LIVRO: "WASHINGTON'S GARDENS AT MOUNT VERNON" BY MAC GRISWOLD

O LIVRO 'WASHINGTON'S GARDENS AT MOUNT VERNON', DE MAC GRISWOLD, FOI LANÇADO EM 1999, QUANDO SE CELEBRAVA OS DUZENTOS ANOS DA MORTE DE GEORGE WASHINGTON. O LIVRO DEIXA DE LADO O MITO E FOCA NO HOMEM, ENFATIZANDO SEU TRABALHO COMO PAISAGISTA, ARQUITETO E FAZENDEIRO.
O PAI FUNDADOR DOS EUA PROJETOU E PLANTOU OS BELOS JARDINS DE MOUNT VERNON, SUA BELA PROPRIEDADE SITUADA PRÓXIMA A ALEXANDRIA, NA VIRGÍNIA. ELE CONCEBEU OS JARDINS SUPERIOR (PARA FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS) E INFERIOR (PARA VEGETAIS), EM TORNO DO BOWLING GREEN - UM BELO GRAMADO CENTRAL DEFINIDO POR ESTRADAS SINUOSAS.
EM 1799, SEU ÚLTIMO ANO DE VIDA, WASHINGTON TINHA 67 ANOS E HAVIA TRABALHADO NA SUA PROPRIEDADE AO LONGO DE 45 ANOS. EM DUAS OCASIÕES, ELE MODIFICOU OS JARDINS, OS CAMINHOS, PLANTAS E CAMPOS COM UM DESIGN CLARAMENTE AXIAL E PRAZEROSAMENTE GEOMÉTRICO. O FORMALISMO SIMÉTRICO DO PAISAGISMO SE CONTRAPUNHA À NATUREZA EM ESTADO BRUTO QUE COBRIA AS MARGENS DO RIO POTOMAC.
A SEGUNDA FASE, QUE COINCIDIU COM UMA AMBICIOSA REMODELAÇÃO ARQUITETÔNICA, INICIOU-SE EM 1774 E SEGUIU ATÉ 1789, QUANDO SEGUE PARA OCUPAR A PRESIDÊNCIA EM NOVA YORK. O NOVO DESIGN, BASEADO NO PAISAGISMO INGLÊS, INSPIROU-SE NÃO APENAS NA PAISAGEM NATURAL MAS TAMBÉM NA ASTUTA OBSERVAÇÃO DOS JARDINS DURANTE SEU TEMPO DE SERVIÇO DURANTE A GUERRA DA REVOLUÇÃO (1776/1783).
COMO RESULTADO DESSAS ANDANÇAS À CAVALO PELAS COLÔNIAS, GEORGE WASHINGTON AMAVA OS ESPAÇOS ABERTOS, AOS QUAIS CHAMAVA 'PROSPECTS', VALORIZANDO BELAS VISTAS. MAS AMAVA TAMBÉM AS ÁRVORES. E SABIA COMBINÁ-LAS COM PERFEIÇÃO - ISSO NUMA ÉPOCA EM QUE NÃO HAVIA MUITOS VIVEIROS DE PLANTAS À DISPOSIÇÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário